Já não vivemos sem redes sociais. O recente blackout do Instagram, Facebook e Whats app vieram provar isso mesmo. Marcas com as suas comunicações paradas e utilizadores loucos a fazerem refresh a cada minuto. É o vício do século e uma oportunidade de negócio para qualquer empresa.
Mas quais são as redes sociais mais utilizadas neste momento em Portugal? É o que expomos neste artigo.
Youtube
O Youtube, apesar de considerado uma rede social, funciona como um motor de busca e é a principal plataforma audiovisual utilizada por todo o mundo. Em Portugal lidera o top de redes sociais com 7.02 milhões de utilizadores ativos, o que corresponde a 91,1% dos utilizadores de redes sociais a nível nacional.
O Facebook é sem dúvida a rede social mais popular mundialmente e a que tem uma maior número de utilizadores em todo o mundo. Em Portugal surge logo a seguir do Youtube com 6.30 milhões de utilizadores, o que corresponde a 88,2% do total de utilizadores de redes sociais. Esta plataforma é uma fonte de negócio devido às suas funcionalidades de publicidade.
O Instagram chega em terceiro lugar no top de redes sociais mais utilizadas em Portugal. É a rede social que mais popularidade tem ganho ao longo dos últimos anos e a preferida entre a faixa etária dos 25 aos 35 anos. Atualmente tem 75,3% dos utilizadores de redes sociais, o que corresponde a cerca de 4.80 milhões de utilizadores. À semelhança do Facebook é uma oportunidade de negócio para a grande maioria das marcas.
O Pinterest é a rede social caracterizada pela imagem muito popular entre os amantes de arte, decoração entre outros sectores que vivem muito da fotografia. Em Portugal tem 1.63 milhões de utilizadores, o que corresponde a 40,5% dos utilizadores de redes sociais.
O LinkedIn é a rede social profissional que conecta profissionais em todo o mundo. Em Portugal tem 3.50 milhões de utilizadores registados e ativos, o que corresponde a 40,2% dos utilizadores de redes sociais.
O Twitter é reconhecido pela atualidade dos seus conteúdos e pelo seu mediatismo. Em Portugal é utilizada por 33,4% dos utilizadores de redes sociais, o que corresponde a cerca de 1.10 milhões de utilizadores.
TikTok
O TikTok é sem dúvida a rede sociais mais jovem do momento. É popular entre o público infanto-juvenil mas tem vindo a receber novos utilizadores de outras faixas etárias e começa a apresentar algum potencial de comunicação para algumas marcas. Atualmente 23,1% dos utilizadores de redes sociais em Portugal está registada no TikTok.
Fonte dos dados estatísticos recolhidos: The Global State of Digital 2021, Hootsuite e we are social