Um estudo realizado em 2019 revelou que 86% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator-chave ao decidir que marcas gostam e apoiam. Talvez por isso o tema da autenticidade seja tão falado sobretudo para quem está nas redes sociais. Mas quando se trata de aplicar a uma marca aí é que surgem as dúvidas. Mas afinal o que é uma marca autêntica e como é que se constrói esta autenticidade?
Neste artigo vai aprender:
- O que é autenticidade de marca?
- Como se constroi uma marca autêntica

O que é autenticidade de marca?
Quando pensamos numa pessoa autêntica normalmente referimo-nos a uma pessoa que é fiel aos seus princípios e à sua personalidade. É alguém que comunica de forma genuína e não se esconde atrás de uma persona. No caso de uma marca autêntica o princípio é o mesmo. Uma marca autêntica é aquela que segue os seus princípios e propósitos na forma como comunica e se apresenta no mercado
Esta busca pela autenticidade de marca surge de uma mudança comportamental do consumidor. Se antes as marcas tinham por padrão a representação da perfeição, com a digitalização e maturação do consumidor surgiu a necessidade de humanizar e assumir as suas imperfeições como forma de aproximação aos consumidores.
Hoje em dia os consumidores querem relacionar-se com marcas que estejam de alguma forma alinhadas aos seus valores. Querem confiar e a forma mais natural de criar confiança é através da honestidade e autenticidade.
Como se constrói uma marca autêntica
- Defina o seu propósito
O primeiro passo na construção de uma marca autêntica é a definição do seu propósito. Porque motivo todos os dias se levanta e trabalha nesta marca? Qual é o verdadeiro porquê da sua marca? Qual é a sua missão?
Responder a estas questões vai ajudar a definir o seu propósito que será o guia de toda a sua ação o principal pilar da sua marca autêntica.
- Construa uma personalidade
À semelhança de uma pessoa a sua marca tem uma personalidade. Quais são as suas motivações, crenças e valores? Que características a diferenciam? Como comunica? Qual é o seu tom de voz. São todas questões que não deve descurar na construção desta personalidade.
- Escreva a sua história
Todos nós temos uma história e as marcas não são diferentes. Defina o storytelling para a sua. Que história quer contar? Que história quer que os seus seguidores e clientes contem quando falam da sua marca? A história da sua marca é parte integrante da sua identidade e define o relacionamento que vai ter com o seu público.
- Seja transparente na sua comunicação
Comunique sempre tendo em conta a identidade que definiu e os seus valores centrais. Uma marca autêntica é transparente e coerente com a sua história.
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