Automações em Marketing consistem no uso de tecnologias para automatizar ações e processos, com o objetivo de aumentar a eficiência e o alcance do marketing e, ao mesmo tempo, manter o relacionamento personalizado.
Com menos recursos humanos disponíveis em época de férias, o segredo para manter a estratégia ativa está no planeamento destas automações. ✅
Pensámos nisso e decidimos indicar-lhe algumas formas de o fazer, para que mantenha o apoio ao cliente, facilitando a estratégia durante o período de férias.
Agendamento de conteúdos
Gerir diversos perfis de redes sociais e páginas web pode ser um grande desafio. Por isso, a melhor solução é automatizar as publicações, programando os posts para a altura certa, sejam vídeos no YouTube, artigos de blog ou posts de redes sociais. Garante que a publicação de conteúdo não para só porque a empresa está encerrada para férias.
Utilização de chatbots
Versáteis e incansáveis, os chatbots são capazes de atuar ativamente nas etapas do funil de vendas. É uma das ferramentas preferidas para realizar tarefas automáticas e assim otimizar tempo e trabalho. Os casos de sucesso mostram como Bots podem impulsionar vendas e até responder de forma privada no Facebook Messenger, após a existência de interações nas páginas.
Ative uma mensagem automática a informar que se encontram de férias e qual a data de regresso. Também pode solicitar os dados de contato dos clientes e avisar que a empresa entrará em contato em determinada data.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ferramentas mais económicas para promover a marca e comunicar com leads e clientes. No entanto, pode consumir muito tempo se for executado de forma manual e realizadas as mesmas tarefas repetidamente para diferentes clientes. É aqui que as ferramentas de automação de marketing são úteis.
A automação assegura todo o fluxo do e-mail marketing. Tudo o que precisa fazer é criar os modelos de e-mail e agendar.