Nesta entrevista BeUP conheça André Silva Pinto, fotógrafo do f8studio e produtor no marketplace DigitalUP. Estivemos á conversa sobre os projetos que mais gostou de desenvolver e sobre o que ambiciona para o futuro.
O que te levou a escolher a tua profissão?
Sendo o meu pai fotógrafo, câmeras fotográficas era algo que abundava muito por casa, assim sendo a fotografia surge na minha vida desde pequenino, a curiosidade de como se produz uma imagem fez o resto.
Que projetos mais gostaste de realizar?
Uma viagem fotográfica que fiz com o meu pai onde percorremos vários km pelo continente africano de carro.
Qual foi o teu maior desafio profissional?
Atravessar o deserto do Namibe em direção à namibia, pernoitamos 5 noites no deserto Angolano, com condições climatéricas adversas. A experiência foi de “gritos”. Tanto fotográfica como a componente humana. Sentimos-nos pequeninos.
O que valorizas nos projetos que aceitas desenvolver?
A autenticidade dos mesmos, nos dias de hoje é difícil fazer o que ainda não foi feito. O “copy/paste” infelizmente tornou-se algo muito repetitivo nos trabalhos de hoje em dia.
Que áreas/ mercados mais gostas de trabalhar?
Setor comercial é efetivamente a minha zona de conforto, nomeadamente a fotografia de produto. “Mas como o velho sábio dizia. É fora da nossa zona que nos tornamos melhores”
Que características tuas acreditas serem relevantes para fazeres um bom trabalho?
Sou verdadeiramente meticuloso, atento aos detalhes, que na minha opinião são uma característica mandatária do fotógrafo comercial.
Quais são as tuas maiores referências a nível profissional?
Tenho como consultor fotográfico o meu pai😂😂😂…trocamos inúmeras ideias e tentamos manter uma atualização constante. Tinha como partilha de conhecimento e muitas horas de trabalho em conjunto, um fotógrafo amigo que já não está entre nós, o Xico Prata. Costumo também “beber” de uma comunidade que pertence à adobe (behance). Tentando sempre manter a minha identidade.
Qual é para ti a importância da liberdade na tua vida profissional?
A Liberdade …. A liberdade é subjectiva… 🤔. Em conversa com a minha esposa digo-lhe que não passamos de um rebanho de ovelhas ao comandos dos “patronos da sociedade” … o que me faz adorar poder poder chegar ao estúdio às dez ou mesmo meio dia, o que não invalida que de lá saia às 4 da manhã. Fiz-me perceber ?
Qual é o teu sonho?
Tenho vários sonhos 😉 …. Posso dizer que com o decorrer do tempo e com algum caminho que já percorri, desejava uma sociedade mais equilibrada e justa principalmente neste nosso “pequeno, grande Portugal”.
Quer saber mais sobre o André? Visite o seu perfil de produtor DigitalUP e conheça mais do seu trabalho.