Be UP | Mariana Viana

Nesta BeUP conversámos com a copywriter Mariana Viana, produtora digitalUP. Apaixonada pela área da escrita a Mariana conta-nos como entrou nesta profissão e o que a motiva no seu dia a dia.

O que te levou a escolher a tua profissão?

Na verdade, a minha profissão foi um “acaso”. Todo o meu percurso escolar foi feito com o objetivo de seguir um caminho na área da saúde. É uma área que me fascina desde sempre e, por isso, sempre achei que essa seria a melhor opção. 

No entanto, tive sempre alguma tendência para as letras e todas as disciplinas no âmbito das Humanidades acabavam por ser muito intuitivas para mim.

No final do 12º ano, já com exames nacionais feitos, decidi deixar a saúde e concorrer para Comunicação. E foi dessa forma que entrei nesta área. E sem qualquer arrependimento, é efetivamente aquilo que quero fazer.

Que projetos mais gostaste de realizar?

Considero que até hoje tive muita sorte no meu percurso profissional e, felizmente, fui muito feliz em praticamente todos os projetos em que estive envolvida.

Trabalhei cerca de 11 anos na área de televisão e, além de ser uma área muito interessante, aprendi muito e vivi experiências fantásticas. 

No entanto, e mesmo durante este percurso, tive sempre necessidade de ter alguns projetos paralelos que me permitissem fazer aquilo que mais gostava, escrever. Criei e colaborei com vários blogs, mas talvez destaque um projeto que criei e através do qual escrevi cerca de 50 livros. Eram livros muito pessoais, únicos, onde contava histórias. Escrevi histórias de vida, homenagens, histórias de amor, livros criados para datas específicas… Fiz um pouco de tudo, conheci histórias e pessoas incríveis.

Qual foi o teu maior desafio profissional?

Todos os projetos nos quais estive envolvida acabaram por ser excelentes desafios e com os quais aprendi muito e de diferentes formas. Não falando em projetos, considero que o meu maior desafio profissional foi deixar o local onde trabalhava há anos para poder iniciar o meu caminho sozinha como copywriter. Foi e é ainda um grande desafio.

O que valorizas nos projetos que aceitas desenvolver?

Gosto de poder acreditar genuinamente nos projetos em que me envolvo. 

Gosto de projetos que me façam pesquisar, estudar e aprender. 

É importante para mim sentir que esses projetos têm valor acrescentado para todos os envolvidos.

Que áreas/ mercados mais gostas de trabalhar?

No geral, acabo por escrever um pouco sobre tudo. Mas a minha preferência acaba por ser a área da saúde, bem-estar, alimentação, etc.

Que características tuas acreditas serem relevantes para fazeres um bom trabalho?

Considero que sou uma pessoa muito rigorosa no meu trabalho. Por exemplo, na recolha de informação e nas fontes que uso sou muito exigente. Não consigo recolher informação pela metade ou incluir informação pouco credível nos meus textos. O meu objetivo é sempre que quem lê um artigo meu não fique com qualquer questão e, acima de tudo, que consiga retirar algo de novo, que aprenda, que esclareça algum tipo de dúvida. 

Gosto de estudar bem cada tema e de estruturar tudo de forma bastante completa. Só depois consigo partir para a escrita de forma a que o texto fique exatamente como quero.

Quais são as tuas maiores referências a nível profissional?

Penso que a produtora onde trabalhei e também o meu projeto da criação de livros personalizados.

Qual é para ti a importância da liberdade na tua vida profissional?

Ao longo do tempo fui percebendo que precisava muito dessa liberdade. Mais ainda depois de ter sido mãe e sentir uma maior necessidade de flexibilidade na gestão do meu tempo. E considero que consigo ser claramente mais produtiva com essa liberdade.

Qual é o teu sonho?

O meu maior sonho é ter oportunidade de continuar a trabalhar na área da escrita. Não tenho dúvidas de que este é o meu caminho e é o que me realiza genuinamente.

Gostava que as marcas reconhecessem o meu trabalho pela verdade e empenho que coloco em cada trabalho. 

Trabalho para que a minha escrita se diferencie e, talvez por isso, seja sempre tão exigente com tudo aquilo que faço.

Quer saber mais sobre a Mariana? Visite o seu perfil de produtor DigitalUP e conheça mais do seu trabalho.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.