Na BeUP desta semana estivemos à conversa com a designer, produtora no marketplace DigitalUP, Catarina Fidalgo. Conheça a Catarina e saiba o que a apaixona neste mundo do design e da comunicação.

O que te levou a escolher a tua profissão?

Eu nunca fui aquela pessoa que sempre soube o que queria ser. Quando comecei a pesquisar sobre algumas áreas pensava “Será que eu era capaz de trabalhar nisto para sempre?”, e na maioria delas a resposta era um grande não. Acabei por perceber que era a área de Artes que mais me entusiasmava e na altura de entrar na universidade optei pelo curso de Design Multimédia, por ser muito abrangente. O curso abordou áreas como, fotografia, design gráfico, modelação 3D e por isso deu-me imensas bases para o meu percurso profissional.

Que projetos mais gostaste de realizar?

Os projetos de identidade visual são os meus favoritos! São projetos muito desafiantes porque é necessário desconstruir conceitos, fugir ao óbvio, e acima de tudo captar a essência das marcas.

Qual foi o teu maior desafio profissional?

Ao longo do meu percurso profissional já tive vários desafios mas sem dúvida que o maior foi me tornar trabalhadora independente.

O que valorizas nos projetos que aceitas desenvolver?

Gosto de trabalhar em projetos com clientes com os quais haja uma boa ligação e uma comunicação fácil.

Mas acima de tudo gosto de trabalhar com clientes que valorizam o design e reconhecem o quanto pode potenciar o seu produto/serviço. 

Que áreas/ mercados mais gostas de trabalhar?

É muito difícil escolher, eu acho que todas as áreas acabam por ser interessantes! As áreas com as quais eu já tenho um conhecimento prévio acabam por se tornar mais simples de trabalhar, mas as outras também são muito desafiantes porque obrigam a um trabalho de pesquisa mais profundo. 

Que características tuas acreditas serem relevantes para fazeres um bom trabalho?

Acredito que tenho uma boa capacidade de captar os briefings dos clientes e a essência dos projetos. A forma como apresento o projeto e o conceito ao cliente é também muitas vezes salientada.

Quais são as tuas maiores referências a nível profissional?

Eu vou buscar referências a tudo e a todos. Sigo o trabalho de várias agências de vários países, subscrevo newsletters de sites de referência e acompanho o trabalho de designers de referência.

Qual é para ti a importância da liberdade na tua vida profissional?

Para mim é um dos fatores mais importantes, se não o mais importante. A liberdade permite-me explorar a criatividade, libertar-me do peso excessivo da obrigação e encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e profissional.

Qual é o teu sonho?

A verdade é que eu nunca tive como objetivo um dia ter o meu próprio negócio, mas a vida acabou por me trazer até aqui. Por isso, neste momento o meu sonho passa por ser bem sucedida neste novo papel como trabalhadora independente.

Acredito que vou alcançar o sucesso quando encontrar o equilíbrio entre os vários papéis que necessito de desenvolver no dia-dia-dia e a liberdade criativa.

A nível pessoal o meu próximo sonho (que espero realizar muito em breve) é adotar um cachorro. Não sei se serei eu ou ele a ficar mais feliz por passarmos 24 horas na companhia um do outro.   

Quer saber mais sobre a Catarina? Visite o seu perfil de produtora DigitalUP e conheça mais do seu trabalho.

Share This

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry

Leave a comment

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.

Copyright ©  DigitalUP. All Rights Reserved.