Esta semana na BeUP entrevistámos a produtora fundadora DigitalUP Cátia Aguilar. A Cátia é apaixonada e especialista em copywriting. Conheça melhor o seu percurso e perceba de que forma a Cátia pode ser uma mais valia para o seu projeto.
O que te levou a escolher a tua profissão?
A escolha foi demorada, porque me formei em Audiovisual e Multimédia e não comecei logo a produzir conteúdos escritos. Porém, durante a minha passagem pelo mundo da televisão, no qual sentia que me faltava algo, a produção de conteúdos foi o que mais me cativou. Mais tarde, quando decidi sair de vez da TV, resolvi tentar conciliar o que mais gostava de fazer nessa área com o Marketing Digital, pouco depois de este despontar mais a sério em Portugal.
Que projetos mais gostaste de realizar?
É difícil escolher um projeto, porque sinto que trabalho numa área que me permite aprender sobre vários temas, pelo que todas as experiências são enriquecedoras. Portanto, diria que o facto de poder trabalhar como freelancer é muito bom, porque acabo por escrever sobre uma diversidade muito grande de temas.
Qual foi o teu maior desafio profissional?
O meu maior desafio profissional foi quando ainda trabalhava em Audiovisual. Em 2015, através do projeto INOV Contacto, fui para Moçambique. A adaptação a um mercado e ritmos de trabalho completamente diferentes foram muito importantes para evoluir profissionalmente — e mesmo já não estando na mesma área, trago essa aprendizagem para a minha vida atual. Não há nada como contactar com uma cultura diferente para enriquecermos como profissionais e, acima de tudo, como pessoas.
O que valorizas nos projetos que aceitas desenvolver?
Algumas das coisas que mais valorizo nos projetos profissionais nos quais participo são um briefing completo e objetivo, o respeito pelo meu trabalho e os temas tratados. É muito mais interessante escrever sobre um tema que me diga alguma coisa do ponto de vista pessoal. Se não for o caso, pelo menos que me ensinem algo de novo, o que acontece frequentemente. Por isso, saio sempre a ganhar!
Que áreas/ mercados mais gostas de trabalhar?
Tenho alguma dificuldade em definir preferências em áreas e mercados, porque acho que pode ser limitativo. Mas não escondo que gostava muito de vir a desenvolver projetos nas áreas da sustentabilidade, das viagens e culturas e, eventualmente, projetos em países em vias de desenvolvimento.
Que características tuas acreditas serem relevantes para fazeres um bom trabalho?
Penso que o facto de ser curiosa e interessada, saber ouvir, não ter medo de fazer perguntas, ter a capacidade de me por no lugar do leitor e aceitar o feedback das outras pessoas são caraterísticas importantes para conseguir fazer um bom trabalho.
Quais são as tuas maiores referências a nível profissional?
Não sigo ninguém em particular, mas tento estar atenta às novidades do mercado através de subscrições de plataformas como a Rock Content, Copyblogger, Briefing e Meios de Publicidade. Desta forma, é fácil estar atualizada, tanto sobre alguns dos trabalhos mais recentes como sobre ferramentas e inovações da área.
Qual é para ti a importância da liberdade na tua vida profissional?
A liberdade na minha vida profissional é fundamental para que eu seja feliz na minha vida pessoal. Trabalhar em áreas de que goste, com temas que me dê prazer explorar e com os quais me identifique tem uma importância muito grande. Afinal, a vida é só uma e passamos demasiado tempo a trabalhar para o desperdiçarmos com algo que não nos faça sentir realizados!
Qual é o teu sonho?
O meu sonho profissional confunde-se com o meu sonho pessoal. Já trabalhei em África na área do Audiovisual, mas gostava de voltar a trabalhar para esse mercado no âmbito do copywriting e da produção de conteúdos escritos. É um continente onde não há como não nos sentirmos inspirados, pelo que acho que poderia desenvolver projetos muito interessantes, o que me faria sentir realizada profissional e pessoalmente!
Quer saber mais sobre a Cátia? Visite o seu perfil de produtor DigitalUP e conheça mais do seu trabalho.