Black Friday: porque deve começar a planear o evento de vendas do ano

Não podemos embarcar num evento global sem uma preparação adequada.

Cada vez mais empresas fecham as portas no pós Black Friday, porque venderam demais e não planearam uma boa estratégia.

Além de reduzir riscos, o planeamento é um grande aliado aos resultados positivos e ao crescimento da empresa.

A Black Friday aumenta o desejo de compra do cliente, o que contribui para o aumento das suas vendas, e consequentemente, junto de um bom planeamento, o aumento do lucro.

Planear a Black Friday tornou-se numa tarefa fundamental para todos os lojistas e empresários que desejam participar no evento.

Este começou nos Estados Unidos e ganhou alcance global com o passar dos anos, tornando-se uma das datas mais importantes para o comércio.

O aumento expressivo do volume de vendas, torna a Black Friday aliciante para quem deseja obter resultados positivos para a empresa.

Mas existem cuidados necessários quando olhamos para um período de sazonalidade nas vendas, pois vender não é garantia de obtenção de lucro.

Por isso é necessário planear a Black Friday de forma muito bem estruturada, para facilitar a organização e orientação.

Todos os acontecimentos especiais precisam de planeamento.

Comprar uma casa ou um carro, por exemplo, deve ser pensado antecipadamente para evitar que faça escolhas menos acertadas ou tome decisões precipitadas, não deixando de referir que o ajudará a economizar tempo, dinheiro e preocupações.

Um período de alto volume em vendas oferece-nos um leque de possibilidades em relação ao posicionamento do nosso negócio.

Um lojista pode utilizar a Black Friday como oportunidade para aumentar as suas receitas, diminuindo preços para aumentar o volume de vendas, por exemplo.

A Black Friday é também uma excelente oportunidade de escoar o stock parado de produtos que não conseguiu vender até então.

Isto porque num evento como este, podemos oferecer descontos agressivos, que podem ser muito atrativos, sem que haja perda de percepção de valor dos produtos aos olhos dos consumidores.

A sua estratégia deve fazer sentido com a realidade do seu negócio e objetivos futuros.

É esta estratégia  que vai determinar os seus próximos passos e quais as ações que deverá executar posteriormente.

A precificação é um processo que deve fazer parte da rotina da empresa independente da época do ano.

Este processo vai garantir que venda da forma correta, sendo remunerado de acordo com o seu objetivo enquanto empreendedor(a).

Mas quando falamos em Black Friday ou qualquer outro período de sazonalidade no e-commerce, temos de ter a questão dos preços em consideração redobrada.

Durante este período as vendas ocorrem em maior volume e caso exista algum erro na sua precificação, o resultado será intensificado.

Para garantir lucro nas vendas, é necessário ter conhecimento das suas margens.

Não é possível atribuir descontos de forma aleatória ou baixar o preço para vender mais que o concorrente se não souber a margem de contribuição daquele produto.

Assim, independente do método de precificação utilizado, é recomendado que apure a sua margem de contribuição.

É através desse indicador que terá precisão para saber quanto se transforma em lucro.

Antes de pensar em stock, é preciso reforçar que participar na Black Friday não é sinónimo de atribuir descontos a todos os produtos comercializados na sua loja.

Entender o objetivo e a lógica dos preços por trás de cada produto é fundamental para colocar em prática a sua estratégia.

Um produto que tem como objetivo principal gerar lucro, por exemplo, possui uma percepção de valor alta aos olhos dos consumidores ou então a necessidade de compra é consideravelmente alta e, dar descontos agressivos em produtos dessa categoria pode prejudicar essa percepção, sendo que o ideal é oferecer pequenos ou até mesmo nenhum desconto.

A percepção de um cliente ao chegar a uma loja ou aceder a um site que diz ter todos os produtos em promoção, é de que ali não há promoção/desconto algum, na verdade.

Não esquecendo o indicador que é motivo de preocupação para muitos empresários e também a razão pela qual muitas empresas fecham as portas.

→ O capital (em dinheiro) necessário para manter a operação da sua empresa. 

O motivo pelo qual devemos estar de olho neste indicador é que mesmo seguindo outros passos, pode vender e não ter em conta o dinheiro envolvido caso ele não esteja devidamente controlado.

Alguns fatores, como a compra de produtos a fornecedores e recebimentos a prazo, aumentam significativamente a sua necessidade de capital.

Tudo porque o dinheiro sai mais rápido do que entra, prejudicando o seu fluxo de caixa, causando um défice que leva ao pagamento de empréstimos acabando por gerar uma verdadeira bola de neve.

Em suma, é imprescindível ter controlo prévio sobre o capital que tem disponível e que pode ou não investir.

Pode parecer contraditório falar em imprevistos quando se fala em planeamento, mas mesmo com tudo bem estruturado, algo pode não correr como esperado. 

Portanto, preparar a sua equipa para situações desafiantes é essencial, deixando sempre alguns colaboradores a postos para solucioná-las e treinando-os para manterem a calma e saberem ter uma boa comunicação com os clientes. 

Se o seu negócio é online, faça testes e garanta que a plataforma do seu site está preparada para receber inúmeros visitantes ao mesmo tempo, evitando que fique indisponível e prejudique as vendas.

Nada melhor do que aprender com a experiência. 

Por isso, mapeie as estratégias utilizadas em Black Friday’s passadas e compare os resultados de cada ano. Assim, a empresa terá uma boa visão do que funciona e pode ser usado para ações de marketing futuras. 

Além disso, também pode analisar as campanhas dos concorrentes para gerar novos insights.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.