O Natal é sempre uma época de grandes investimentos publicitários. Todos os anos somos bombardeados por anúncios e nesta época que surgem alguns dos anúncios mais épicos.
Cada vez mais as marcas estão cientes da importância que os consumidores dão aos seus valores. A publicidade autêntica e inclusiva é uma das tendências de marketing para 2022 e já começamos a assistir a excelentes exemplos deste tipo de campanhas já este natal.
As grandes empresas de telecomunicações nacionais já nos habituaram a campanhas de Natal fora de série. Neste artigo apresentamos-lhe três campanhas de Natal das grandes marcas de telecomunicações nacionais que não nos deixam indiferentes. Uns por bons motivos, outras por motivos menos bons. Saiba tudo.
Vodafone
Se em 2020 a Vodafone deixou os consumidores com a lágrima no canto do olho com uma campanha natalícia que apresentava o esforço de uma mãe médica que enquanto se dirigia para o seu trabalho na ala COVID do hospital cantava uma canção de boas noites para a sua filha, este ano a Vodafone volta a dar palco a grandes causa.
A violência doméstica é uma dos problemas sociais mais evidenciados na atualidade é o mote da campanha natalícia da Vodafone. “Começar de novo” é a campanha que a marca apresentou neste Natal e apesar do mote da violência doméstica não ser o mais óbvio nesta época, a marca defende que o Natal é a melhor altura para sensibilizar para uma causa de tão extrema importância.
MEO
Neste natal a MEO reforça os seus valores com uma campanha de apelo à inclusão social que junta cinco causas numa só. Na campanha “O primeiro Natal” A Nós dá voz a 5 histórias de pessoas bastante distintas: um membro da comunidade transgénero, uma família de refugiados, uma mulher com trissomia 21, uma família que passou por um processo de adoção e um idoso.
Ao unir estas cinco esferas diferentes da sociedade a marca não só reforça o alerta para a descrimição e exclusão como também vem reforçar o movimento Humaniza-te que lançou pela primeira vez em 2018.
NOS
A NOS tem nos habituado a campanhas de natal emocionantes que unem a família. Ainda todos nos emocionamos a campanha do ano passado em que avô e neta separados no Natal reforçam a sua união partilhando momentos com recurso à tecnologia.
Esta referência à família mantém-se presente na campanha deste ano, o amigo impossível onde dois pais se esforçam incansavelmente por realizar o desejo da sua filha de ter um boneco de neve. Tinha tudo para ser uma mensagem bonita não fosse o desfecho em que após várias tentativas falhadas dos pais a solução para a felicidade da filha tenha sido encontrada num sistema de realidade virtual. Esta campanha tem recebido duras críticas nas redes sociais onde consumidores afirmam que a mensagem da campanha é um reforço ao consumismo e um incentivo a que os nossos jovens valorizem mais a vida virtual numa era em que muito se discute os prejuízos que esta vida virtual têm nas relações interpessoais nas camadas mais jovens.