Se já está a trabalhar o seu marketing digital provavelmente começou por criar a sua presença digital. Pode já ter um website ou Landing page e estar a comunicar nas redes sociais. Mas sente que esta comunicação está ser suficiente para aumentar as suas vendas.
Muitas vezes quando as marcas iniciam as suas ações de marketing digital fazem-no na expectativa de aumentar as suas vendas. Mas nem sempre ter uma presença orgânica (sem investimento) é o suficiente para dar o boost necessário às vendas. A implementação de campanhas multicanal são a melhor forma de aumentar as suas vendas.

O que é uma campanha multicanal?
Como o próprio nome indica, uma campanha multicanal pressupõe a utilização de mais do que um canal de comunicação. A utilização de múltiplos canais permite ampliar a visibilidade marca e trabalhar a comunicação em vários níveis do processo de decisão. Por exemplo, não basta criar uma campanha nas redes sociais, se a mesma não tiver continuidade noutros canais onde o seu utilizador procura informação, como por exemplo a sua Landing page ou website.
Como define os canais a utilizar
Definir os canais de comunicação da sua campanha é crucial para o sucesso da mesma e consequentemente para o aumento das suas vendas. Para fazer esta definição necessita de:
- Conhecer bem o seu público e identificar quais as plataformas que este está a utilizar. Saber onde busca informação ao longo da sua jornada de compra e onde realiza parte das suas atividades online.
- Definir o objetivo geral da campanha e perceber que canais servem esse objetivo. É importante compreender que numa estratégia multicanal podem ser selecionados outros canais complementares onde a comunicação pode ser trabalhada para reforço da mensagem.
- Perceber se o seu conteúdo se adapta a esse canal ou se necessita de desenvolver conteúdo específico. Regra geral uma campanha multicanal com uma boa performance utiliza conteúdo específico desenvolvido para cada canal.