Como aumentar o número de clientes 

Se trabalha por conta própria ou tem uma marca já estabelecida, aumentar o número de clientes mais do que uma necessidade é uma prioridade. Mas nem sempre esta tarefa é fácil e pode ser frustrante investir tanto tempo e no fim ver poucos resultados.

Neste artigo vai encontrar algumas dicas de como aumentar o número de clientes e trazer mais retorno da sua atividade profissional ou para a sua marca.

Diversificar os canais de venda

De certo que já se questionou diversas vezes sobre onde pode comunicar ou vender os seus produtos. A verdade é que selecionar canais de venda diversificados vai ajudar a aumentar a probabilidade de aumentar o número de clientes no seu negócio. Utilizar apenas um canal de venda limita o público que pode ter acesso aos seus produtos e serviços e condiciona a angariação de novos clientes.

Incluir nos seus canais de venda, canais de venda digitais é essencial nos dias que correm. Para isso, e para garantir uma experiência de compra positiva aos seus clientes, pode adoptar por desenvolver o seu próprio ecommerce ou comercializar os seus produtos ou serviços num marketplace.

Optar por iniciar a venda no meio digital pelos marketplaces é provavelmente o caminho mais adequado. São vários os marketplaces de venda de produtos físicos disponíveis no mercado. No entanto, se vende os seus serviços também já existem marketplaces específicos para a comercialização de serviços das mais diversas áreas profissionais (design, marketing, tradução, etc.)

Investir na atração de tráfego

Já tem os seus canais de vendas bem estabelecidos e continua sem conseguir aumentar o número de clientes? Provavelmente não está a fazer um investimento correto na atração de tráfego. 

Conseguir ter uma maior visibilidade é essencial para angariar novos clientes. Embora investir em comunicação paga como anúncios nas redes sociais possa parecer o único caminho para aumentar a sua visibilidade, não será o suficiente para aumentar a sua base de clientes. Para quem trabalha por conta própria ou tem uma marca pessoal esta questão é ainda mais essencial, é necessário criar autoridade. Como? Através de uma estratégia e produção de marketing de conteúdo.

Ter uma estratégia de produção de conteúdo adequado para cada canal de comunicação (redes sociais e outros) é essencial para aumentar o tráfego e visibilidade do seu negócio. À medida que fôr construindo a sua autoridade e obtendo reconhecimento vai conseguir angariar novos clientes.

Oferecer um atendimento de excelência

Sim, o objetivo é aumentar o seu número de clientes. Mas oferecer um atendimento de excelência aos clientes já existentes vai trazer mais negócio. Principalmente para quem vende serviços, a recomendação dos clientes atuais é um foco de angariação de novos clientes. O passa a palavra é ainda uma das ferramentas mais poderosas neste tipo de negócios.

Para oferecer um atendimento de excelência existem três princípios básicos 

  1. Proporcione um atendimento rápido. A espera pode ser uma das questões mais frustrantes para os clientes. Garanta rápidas respostas e um acompanhamento próximo para que o cliente sinta que está realmente disponível para o ajudar.
  2. Seja profissional na sua comunicação. Mostre-se atencioso e utilize um tom de voz adequado mesmo quando surgem desafios ou insatisfações. 
  3. Seja empático. Faça sempre um esforço para compreender o problema do cliente. Evite as respostas prontas e tente compreender quais as expectativas e necessidades reais do cliente.

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