Como construir o seu orçamento de marketing para 2022

Já definiu o seu orçamento de marketing para 2022? Se não está na hora de o fazer. Neste artigo explicamos porque deve criar este documento e como o pode fazer de forma simples.

Porque deve criar um orçamento de marketing

Quando falamos em criar um orçamento de marketing não estamos a falar apenas na definição da verba que irá utilizar como investimento em publicidade. Criar um orçamento de marketing depreende a construção de um documento (por exemplo, uma folha de excel) onde lista todos os custos associados à sua atividade de marketing.

A criação deste documento aliado à sua estratégia anual, ao seu plano de marketing, é essencial para compreender a viabilidade do plano definido  e para monitorizar os custos da sua implementação.

O que deve constar no orçamento de marketing

O seu orçamento de marketing é muito mais do que o seu investimento publicitário. Do seu orçamento deve constar:

  • Custos com plataformas de gestão (Plataforma de gestão de redes sociais; plataforma de envio de email marketing, etc…)
  • Licenças e software
  • Contratação de produtores externos (agências de publicidade, designers etc)
  • Investimento em publicidade
  • Investimento em eventos, feiras, etc…
  • Impressão de materiais gráficos ou merchandising

Como construir o orçamento

  1. Estipule o valor que pretende investir em marketing com base na sua faturação. 

Para garantir a viabilidade do projeto o seu investimento deve ser definido com base na facturação da sua empresa. Em média as empresas investem entre 5 a 10% do seu orçamento em marketing. Em novas marcas é possível que seja necessário um investimento superior nos primeiros anos de atividade.

  1. Liste todos os custos fixos que tem com plataformas e recursos externos associados ao marketing
  1. Construa uma tabela com todas as ações estipuladas no seu plano de marketing e respetivo investimento

Este exercício vai ajudar a perceber a viabilidade do seu plano de marketing quando comparado com o valor estipulado no primeiro passo

  1. Atualize mensalmente o valor realmente investido comparando com o valor previsto inicialmente

Desta forma conseguirá ir medindo desvios no orçamento e fazer ajustes necessários.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.