Já definiu o seu orçamento de marketing para 2022? Se não está na hora de o fazer. Neste artigo explicamos porque deve criar este documento e como o pode fazer de forma simples.
Porque deve criar um orçamento de marketing
Quando falamos em criar um orçamento de marketing não estamos a falar apenas na definição da verba que irá utilizar como investimento em publicidade. Criar um orçamento de marketing depreende a construção de um documento (por exemplo, uma folha de excel) onde lista todos os custos associados à sua atividade de marketing.
A criação deste documento aliado à sua estratégia anual, ao seu plano de marketing, é essencial para compreender a viabilidade do plano definido e para monitorizar os custos da sua implementação.
O que deve constar no orçamento de marketing
O seu orçamento de marketing é muito mais do que o seu investimento publicitário. Do seu orçamento deve constar:
- Custos com plataformas de gestão (Plataforma de gestão de redes sociais; plataforma de envio de email marketing, etc…)
- Licenças e software
- Contratação de produtores externos (agências de publicidade, designers etc)
- Investimento em publicidade
- Investimento em eventos, feiras, etc…
- Impressão de materiais gráficos ou merchandising
Como construir o orçamento
- Estipule o valor que pretende investir em marketing com base na sua faturação.
Para garantir a viabilidade do projeto o seu investimento deve ser definido com base na facturação da sua empresa. Em média as empresas investem entre 5 a 10% do seu orçamento em marketing. Em novas marcas é possível que seja necessário um investimento superior nos primeiros anos de atividade.
- Liste todos os custos fixos que tem com plataformas e recursos externos associados ao marketing
- Construa uma tabela com todas as ações estipuladas no seu plano de marketing e respetivo investimento
Este exercício vai ajudar a perceber a viabilidade do seu plano de marketing quando comparado com o valor estipulado no primeiro passo
- Atualize mensalmente o valor realmente investido comparando com o valor previsto inicialmente
Desta forma conseguirá ir medindo desvios no orçamento e fazer ajustes necessários.