Sabe o que é um funil de vendas? Que fases estão presentes neste funil? É importante para o negócio pensar neste funil? Neste artigo vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre funis de vendas.
O que é um funil de vendas
O funil de vendas é um modelo estratégico construído com base na jornada de compra do cliente a partir da sua primeira interação com a sua empresa até ao momento em que a compra é efetivada.
Este funil é composto por diversas fases que correspondem aos estados de maturação do potencial cliente ao longo da jornada de compra. Ao construir o funil de vendas consegue criar uma estratégia adequada a cada fase do funil.
Fases do funil de vendas
O funil de vendas pode dividir-se em diversas fases de acordo com o seu negócio. No entanto, existem quatro níveis comuns: visitantes, leads, oportunidades e vendas.
No topo do funil está a fase em que o visitante tem o primeiro contacto com a marca. É a fase da descoberta em que o objetivo é que o visitante identifique a sua marca como solução para um problema ou dor que está a sentir. Esta é a fase onde se encontra a derradeira oportunidade de chamar a atenção e despertar o interesse.
No meio do funil é a fase de consideração da sua marca como solução para o problema. É nesta fase que os seus visitantes se transformam em leads e em que o seu objetivo é nutrir estas leads para que amadureçam e possam passar à fase seguinte do funil.
No fundo do funil entramos na fase da decisão de compra. A fase em que as leads se transformam em oportunidades que podem resultar em vendas, Nesta fase o objetivo é apresentar a solução ideal para o problema da lead e criar as condições para que esta avance com a compra.
Como construir o funil de vendas
Para construir o seu funil de vendas deve seguir os seguintes passos:
1. Crie um mapeamento da jornada de compra dos seus clientes
Analise a sua base de clientes e utilize a informação recolhida para criar o cliente tipo ou a persona. Desenvolva um mapa com o passo a passo dessa persona desde a primeira interação até ao fecho da venda.
2. Defina as etapas da jornada de compra
Com base no estudo efetuado no primeiro passo defina as várias etapas da jornada de compra. É com base nestas etapas que vai conseguir perceber o processo de amadurecimento do cliente e detalhar as fases do funil de vendas.
3. Defina a sua estratégia adaptada às etapas
O último passo é analisar o funil criado e desenvolver estratégias de comunicação diferentes para cada nível do funil.