O conteúdo ao vivo, os chamados lives, fazem hoje parte da comunicação dos utilizadores das redes sociais e têm vindo a ganhar protagonismo à medida que vão aparecendo mais plataformas de live streaming.
Este tipo de conteúdo é muito relevante pela sua capacidade de interação. Estima-se que a sua capacidade de gerar interação seja dez vezes superior do que a interação com vídeos gravados. É também um dos conteúdos preferidos dos utilizadores sendo que 80% prefere assistir a um vídeo ao vivo a ler um artigo de blog.
Mas como é que pode utilizar transmissões ao vivo de forma estratégica e integrada no seu plano de marketing de conteúdo? Neste artigo encontra algumas sugestões de como o fazer.
Formas de introduzir conteúdo ao vivo na sua estratégia.
Entrevistas
O modelo de entrevista é um modelo que desperta interesse e que pode ser transmitido ao vivo. Convide pessoas de relevância para o seu público e conduza uma entrevista informal nos principais canais de comunicação onde é possível transmitir em direto.
Webinars e masterclass
Outra forma ótima de gerar interação é promover webinários e masterclass ao vivo. Escolha um tema do seu domínio que possa partilhar com o público. Promova alguns exercícios práticos ao longo da aula para incentivar o seu público a interagir partilhando opiniões ou levantando questões.
Live Shopping
O live shopping é uma estratégia também já utilizada por algumas marcas onde se aproveita para fazer a venda de produtos específicos em direto promovendo o sentido de oportunidade.
Lançamento de produtos
Lançar produtos em direto é também uma forma de atrair o seu público com o fator novidade e em simultâneo impulsionar a venda desses mesmos produtos.
Programas recorrentes
A internet veio permitir que qualquer pessoa possa ter o seu próprio programa como na televisão ou na rádio. A sua marca também pode ter! Crie um conteúdo recorrente que fidelize o seu público.
Anunciar novidades
Todos gostamos de uma boa novidade. Anuncie as suas novidades em direto! Pode criar um pequeno teaser para gerar curiosidade no público e promover um direto para fazer o domínio.
Eventos ao vivo
Organizar um evento é uma tarefa dispendiosa e trabalhosa que nem sempre é acessível para todas as empresas. A menos que esse evento seja digital! Os eventos digitais ganharam protagonismo com a pandemia e vieram para ficar.