Preparar o orçamento de Marketing do próximo ano nunca foi tão desafiante quanto agora. Com o início da pandemia, tudo se tornou imprevisível e consequentemente observamos oscilações relativamente ao investimento em marketing digital, de um momento para o outro. Por um lado, as marcas tiveram de se adaptar aos novos desafios e, por outro lado, os consumidores ficaram mais do que nunca mergulhados no mundo digital.
Como será 2021? A incerteza da crise que se avizinha pode causar medo e, consequentemente, prejudicar a tomada de decisão das empresas no momento de definição de estratégias e investimentos.
Neste artigo vamos ajudar a clarificar quais deverão ser as prioridades no seu orçamento de marketing e por onde deverá começar!
Não deixe de investir!
Como vimos no artigo anterior, os portugueses estão a comprar mais online e as marcas a investir mais em publicidade. Contudo, o medo e incerteza pode levar a reduções drásticas no seu orçamento do próximo ano. Reserve um momento para fazer uma estimativa da procura futura dos seus produtos e os custos médios de conversão para obter uma imagem mais clara do orçamento necessário. A presença digital não pode esperar mais. É agora ou nunca.Por isso, não deixe de investir!
O conteúdo é rei
Independentemente do setor de atividade em que a sua empresa atua, quem tem os canais de media desenvolvidos e uma audiência envolvida estará sempre em vantagem em relação à concorrência. E mais facilmente alcançará um estatuto de marca top-of-mind. Procure uma comunicação transparente e confiável, dando aos seus clientes e potenciais clientes informação qualificada e relevante. O novo consumidor é informado, crítico e exigente. Forneça aos seus clientes toda a informação necessária sobre os seus produtos e serviços apoiando-os na tomada de decisão de compra. O impacto do conteúdo e respectivo investimento é facilmente mensurado e tem um papel fundamental na qualificação de leads.
Invista em awareness e nutrição de leads
Esta dica é pré-covid uma vez que ambas são cruciais e incluem um trabalho robusto de marketing de conteúdo, redes sociais e customer service. Nada disto poderá ser descorado num momento de crise, porque é o momento em que deve estar mais perto do que nunca dos seus clientes e de potenciais clientes. Uma boa estratégia de awareness e nutrição de leads, fará com que a sua empresa conheça exatamente em que fase do funil estão os seus clientes e, desta forma, direcionar melhor a sua oferta de conteúdo e ações de marketing no timing perfeito para cada um, de forma individual.
Não feche o seu orçamento
2020 foi o ano em que aprendemos que o comportamento do consumidor pode mudar de forma muito rápida. Certifique-se que inclui alguma margem no seu orçamento para dar resposta a novos desafios ou oportunidades que também possam surgir em 2021. Este ano assistimos a uma adoção acelerada do digital pelos consumidores e, consequentemente, uma melhoria no retorno sobre o investimento para a maioria das marcas que investiram em publicidade. Tendo isto em mente, poderá perceber que precisa de um orçamento maior para aproveitar ao máximo todas as oportunidades, ou pelo contrário que consegue expandir as suas ações de marketing com menos recursos.
Queremos ajudá-lo a planear a sua estratégia e orçamento para 2021. Clique no link e agende uma reunião connosco.