COMO REALIZAR UM BOM ESTUDO DE MERCADO PARA EMPREENDEDORES

Vivemos numa sociedade e num mundo muito competitivo onde precisamos de  cada vez  mais e melhores ferramentas para alcançar os nossos objetivos e para nos distinguirmos. 

O empreendedorismo não é fácil e quando o realizamos, surgem muitas dúvidas e incertezas sobre qual o caminho a seguir para não falhar. Mas é claro que não há caminhos certos ou errados, mas há experiências de erros e sucessos que nos podem inspirar a definir um rumo tão claro quanto possível.

É por isso que neste post, lhe daremos algumas ferramentas e dicas para realizar um bom estudo de mercado para o seu empreendimento e assim conseguir minimizar os riscos de qualquer começo, ou melhorar o empreendimento que já tenha estabelecido.

O que é um estudo de mercado?

Um estudo de mercado é uma investigação que lhe permitirá saber se o seu negócio será rentável, principalmente antecipando a resposta do público ao produto ou serviço que irá oferecer. Esta pesquisa baseia-se no mercado atual e na recolha de dados de potenciais clientes e do sector a que se aplicará, em geral.

Permite definir os passos a seguir para tornar o seu empreendimento viável e bem-sucedido sem a necessidade de investir muito dinheiro se não o tiver, visto que existem métodos fiáveis que podem ser realizados por si, sem a necessidade de contratar um profissional.

Fonte: Freepik

Como é que faço um estudo de mercado?

Para poder realizar o seu próprio estudo de mercado, é importante ter um plano bem definido, o que o ajudará a evitar a perda de tempo e a tirar o máximo partido da sua investigação. A continuação, compartilhamos alguns passos relevantes que não devem faltar na sua estratégia.

Definir um objetivo

É essencial, como ponto de partida, que saibamos porque estamos a fazer a investigação e que informações esperamos obter. Para tal, precisa de conhecer o seu público-alvo e o mercado atual disponível para o seu produto.

Estabelecer perguntas de investigação

Fonte: Pixabay

Um bom estudo de mercado deve incluir um inquérito que o ajudará a atingir o seu objetivo. Para o realizar, é necessário definir que perguntas fazer, a que target se dirigir, e a que número de pessoas, tudo com o objetivo de conseguir um inquérito breve e concreto. Com estes resultados poderemos conhecer a viabilidade do produto que oferecemos, se ele é realmente bom e se o nosso público potencial precisa dele. Poderemos também saber que preço esperam pagar pelo produto e teremos ideias para melhorar o nosso plano inicial. Pode elaborar uma simples pesquisa de mercado com inquéritos online, que pode gerar com software gratuito como o Google Forms ou o QuestionPro.

Pesquisar o concurso

É importante saber o que está disponível no mercado que compete diretamente com o nosso produto. Para tal, pode analisar as redes sociais dos seus concorrentes e ver como as utilizam para promover os seus negócios. Pode também analisar as suas estratégias de marketing e publicidade, tanto nas redes sociais como noutros canais. Se o seu concorrente tem uma loja física, pode visitá-la como cliente, ver os seus preços e ofertas, a sua localização, o tipo e a quantidade de clientes que tem. Se está num sector com grandes marcas líderes, inspire-se nas suas metodologias, uma vez que chegaram onde chegaram por uma razão.

Entrevista a peritos na área

Este é um recurso valioso e económico. Se o seu sector tem especialistas no comércio do produto que pretende vender, encontre uma forma de obter uma entrevista com eles, para que possam oferecer-lhe a sua visão sobre o assunto.

Defina o seu público-alvo

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É importante não perder de vista o público que constitui o seu mercado-alvo. Conhecer o local onde irá vender o produto, o tipo de público, a sua situação económica e de emprego, o seu ambiente social. Isto ajudá-lo-á a saber se o seu plano de negócios está no caminho certo e se as suas estratégias de publicidade e marketing são as corretas para o público que espera alcançar.

Conhecer os regulamentos legais do mercado

Obtenha conselhos jurídicos sobre todos os assuntos relacionados diretamente com o seu empreendimento, isto permite saber se está bem posicionado e se é capaz de satisfazer todos os requisitos, sem surpresas uma vez que o negócio esteja instalado.

Recolha e análise de dados

A única coisa a fazer é recolher a informação que obtivemos através dos diferentes recursos que utilizamos. A maioria das plataformas de inquérito inclui a análise dos resultados através de gráficos e tabelas, mas é importante que analise minuciosamente todos os resultados obtidos e não só tire os resultados gerais, mas procure tendências nos mesmos, que podem ser por idade, sexo, nível socioeconómico, ou qualquer outra descoberta que lhe pareça relevante.

Resultados

Recomendamos a elaboração de um relatório detalhado com as conclusões e resultados obtidos, detalhando quais são os prós e contras do nosso empreendimento, e que propostas temos para melhorar e continuar com o plano de negócios, bem como que plano de ação temos para o futuro com as modificações necessárias dependendo dos resultados obtidos. Por exemplo, é essencial definir no relatório se vamos manter o nosso público-alvo, se vamos utilizar as estratégias de marketing que tínhamos em mente ou se surgiram novas ideias durante a investigação, os canais de publicidade que vamos priorizar, entre outras coisas.

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Conclusão

Todo o empreendedorismo implica riscos, pelo que planear e ser cauteloso ao iniciar um negócio será sempre um bom caminho para o sucesso.

Nem todos os empreendedores realizam estudos de mercado, seja por falta de conhecimento ou por falta de dinheiro, mas é evidente que não é necessário investir muito dinheiro para o fazer, pois, é possível realizar os seus próprios estudos de mercado com apenas algumas ferramentas e pouco tempo.

Mesmo que tenhamos plena confiança no nosso produto, é evidente que isto não é suficiente para garantir o sucesso. Uma má estratégia de marketing e uma falta de conhecimento dos nossos potenciais clientes e concorrentes pode levar-nos pelo caminho errado.

Os estudos de mercado irão permitir ajustar o nosso projeto à oferta e procura atuais, reduzindo o risco tanto quanto possível.

Sobre a autora

Luciana Sánchez

Membro da equipa de Habitium.pt e Materialesdefabrica.com 

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