Uma das principais características do digital é que tudo é mensurável e passível de ser avaliado. Nos últimos anos assistimos ao aparecimento de inúmeras ferramentas de business analytics absolutamente essenciais para conseguir analisar a performance do seu negócio e apoiar a tomada de decisão.
Neste artigo explicamos o que são e como tirar proveito das ferramentas de business analytics.
O são ferramentas de business analytics
Business analytics não é mais do que um conjunto de técnicas e processos quantitativos e qualitativos que são utilizados para ajudar as empresas a analisar resultados e tomar decisões para o futuro. No fundo, estas ferramentas ajudam a recolher e analisar uma quantidade de dados infindáveis essencial para a performance de qualquer negócio.
Com estas ferramentas de business analytics é possível analisarem-se padrões e comportamentos que servem como uma base sustentável para o desenvolvimento estratégico dos negócios.
Benefícios da utilização de ferramentas de business analytics
Devido ao seu enorme potencial, a utilização destas ferramentas de business analytics apresentam inúmeros benefícios:
- Identificar tendências
A identificação de tendências é um dos principais benefícios do business analytics. Uma vez que permitem analisar um grande volume de dados é possível detectar padrões que ajudam na identificação de tendências de mercado.
- Criar estratégias de segmentação
Segmentar corretamente é um dos desafios que as empresas enfrentam ao definir as suas estratégias de marketing. Com ferramentas de business analytics é possível recolher e analisar dados de forma a segmentar os seus clientes em grupos de acordo com semelhanças em atributos e comportamentos. Permitem também traçar perfis de potenciais clientes que podem ser utilizados em campanhas de marketing direcionadas.
- Tomar decisões fundamentadas
Através da análise dos dados fornecidos por estas ferramentas, é ainda possível tomar um conjunto de decisões fundamentadas. Estas ferramentas oferecem um conjunto de dados fidedignos e permitem acompanhar o desempenho e performance do negócio. Desta forma os gestores têm acesso a mais informação no momento de tomada de decisão.
- Redução de custos
Por todos os motivos acima apresentados, a utilização de ferramentas de business analytics permitem o desenvolvimento de estratégias mais acuradas que consequentemente resultam numa redução efetiva de custos.
Que ferramentas de business analytics existem
Existem variadas ferramentas disponíveis no mercado, desde as acessíveis gratuitamente às mais complexas que envolvem um investimento. As principais tecnologias que existem nesta área são:
- Ferramentas de visualização e análise de dados;
- Softwares de Business Intelligence;
- Ferramentas de análise estatística
- Plataformas de Big Data