Com o crescimento da internet e o aparecimento das redes sociais assistimos ao nascimento de várias comunidades digitais. Mas afinal o que caracteriza uma comunidade digital e qual é a sua importância na ação de uma marca.
Neste artigo vai aprender:
- O que é uma comunidade online
- Porque devo trabalhar na construção da minha comunidade
- Como construir uma comunidade

O que é uma comunidade online
Comunidade online depreende um local na web onde um conjunto de pessoas com interesses semelhantes se reúnem. Estas comunidades podem surgir em locais como páginas de Facebook, fóruns, grupos de emails entre outros canais, sendo que estão bastante concentrados nas redes sociais. A principal motivação destas comunidades é a partilha de informação e experiências, pelo que cada comunidade acaba por criar uma dinâmica própria de comunicação.
Por serem ecossistemas onde naturalmente ocorrem dinâmicas de partilha de informação, são canais relevantes para a comunicação das marcas que podem trabalhar as comunidades em dois níveis:
- Identificar comunidades existentes com interesses comuns ao do seu público alvo.
- Construir a sua própria comunidade de marca com consumidores e seguidores.
Porque devo trabalhar na construção da minha comunidade
As comunidades de marca têm hoje em dia um papel essencial para o sucesso das mesmas. Nestas comunidades reúnem-se um conjunto de pessoas que estão realmente conectadas com as marcas e com os seus valores. Desta forma reúne-se um grupo de promotores e defensores da marca com um papel fundamental na promoção do negócio. A estes consumidores chamamos Prosumers.
Nestas comunidades pode ainda promover ações de comunicação para manter o público interessado e fortalecer o relacionamento. São também ótimos locais para obter feedback real essencial para tomar decisões de negócio.
Como construir uma comunidade
- Promover uma relação próxima e informal com o consumidor
Coloque sempre o seu consumidor em primeiro lugar e utilize um tom de voz empático. Trate os membros da sua comunidade como se fossem os seus amigos. Construir uma relação próxima promove um sentimento de pertença.
- Partilhe conteúdos autênticos e momentos importantes
Seja sempre autêntico na sua comunicação e envolva o público nos momentos que fazem parte do seu dia a dia. O consumidor está cada vez mais alerta e procura autenticidade nas marcas com que interage.
- Comunique em tempo real
Esteja presente com consistência e responda em tempo real às interações que obtém.
- Permita a socialização entre os membros da comunidade
Permita que os membros da comunidade comuniquem entre si e promova essa partilha e troca de ideias.
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