Com as alterações impostas para fazer face ao COVID 19 assistimos a um alteração do comportamento de compra do consumidor. Por este motivo, os negócios têm a necessidade de se adaptar e também estes procurarem novas formas de continuar a servir e a comercializar os seus produtos.
Os negócios locais e as pequenas empresas são sem dúvida quem mais sofreu com esta mudança. Na sua grande maioria não estavam preparados para começar a utilizar os canais digitais para promover e vender os seus serviços. As redes sociais têm sido um canal importantíssimo neste processo, e por isso, também o Instagram tem desenvolvido novas funcionalidades para ajudar estes negócios a fazer face à crise.
Do Instagram Shopping à restauração
Muitas marcas já utilizavam a o Instagram para criar a sua loja e comercializar os seus produtos. Nesta fase este recurso já disponível a algum tempo tem sido muito importante para a atividade de várias marcas de pequenas dimensões. No entanto um dos sectores mais afetados, a restauração, ainda não conseguia tirar o maior partido, utilizando o Instagram apenas como canal de divulgação. A pensar nestes negócios da àrea da restauração o Instagram lançou recentemente uma nova funcionalidade que os vai ajudar a fazer face à pandemia COVID 19.
Com o objetivo de facilitar os pedidos de comida online as empresas do sector da restauração o Instagram disponibilizou agora o botão “pedir refeição” assim como o sticker peça uma refeição para que seja mais fácil para o consumidor encomendar as suas refeições e com isso apoiar as empresas do sector.
Como funciona?
Para o consumidor funciona de uma forma muito fácil. Basta clicar no botão e realizar a compra diretamente ao fornecedor selecionado. Desta forma o consumidor consegue fazer a sua encomenda diretamente ao negociante sem que seja preciso outro intermediário.
Sem dúvida que esta funcionalidade vai fazer a diferença para muitos negócios do sector da restauração.