Cross selling vs Up selling

Já se cruzou com os termos cross selling e up selling mas não sabe exatamente o que significam nem como aplicar? Se está a definir uma estratégia de marketing e vendas precisa de estar familiarizado com estes conceitos e saber como os aplicar. 

Neste artigo vai aprender:

  1. O que é o Cross selling
  2. O que é o UP selling
  3. Como aplicar uma estratégia de cross selling e up selling
Cross selling vs Up Selling

Cross selling

Cross selling é uma técnica de venda cruzada. Consiste em sugerir um produto ou serviço complementar na sequência da compra efetuada pelo seu cliente. Esta técnica é uma estratégia eficaz para estimular o consumo e promover a segunda venda junto dos seus clientes. 

Up selling

Up selling surge do conceito de upgrade. Ou seja, é uma técnica de venda que permite ao cliente melhorar o produto ou serviço que está a adquirir com uma condição especial. Esta estratégia permite aumentar o valor do cliente numa só venda e é também uma ótima opção para a fidelização.

Como aplicar uma estratégia de cross selling e up selling

Quando define a sua estratégia de marketing e vendas é importante que contemple ações de cross selling e up selling.

O primeiro passo para pensar na sua ação de cross selling é olhar para o seu portfólio de produtos e identificar produtos complementares que ao serem vendidos em conjunto vão melhorar a experiência do cliente. 

Um exemplo em produtos físicos pode ser, se pensarmos em produtos de cosmética, na compra de um shampoo sugerir o condicionador da mesma gama. No entanto, o cross selling não se limita a produtos físicos. Se pensarmos em produtos digitais ou serviços, podemos a título de exemplo olhar para o sector da formação. Quando na subscrição de um curso sugerimos a compra de um ebook relacionado com o tema é mais um exemplo de cross selling aplicado na prática.

Já o Up selling, como o próprio nome indica, trata-se de oferecer um Up à venda original.  Para tal é necessário pensar em formas de agregar valor à compra. 

Um exemplo de upselling em produtos físicos pode ser o caso da venda de automóveis. Quando na compra de um carro o vendedor sugere a aquisição de extras como um sistema de som trata-se de uma ação de up selling. Por outro lado, o up selling em produtos e serviços digitais é bastante comum. Em produtos de subscrição normalmente surge na oferta de planos superiores com mais funcionalidades do que no plano base.

Precisa de ajuda para aplicar a sua estratégia de vendas e marketing? Agende uma reunião com a nossa equipa.

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