Hoje em dia, os dados são um ativo importante para o marketing de qualquer negócio. Tratar e trabalhar esses dados para desenvolver ações de marketing específicas é uma forma de gerar resultados com base nestes dados.
Neste artigo explicamos o que é o data base marketing e quais as vantagens de desenvolver estratégias deste tipo.
O que é o data base marketing?
Data base marketing(DBM) é uma estratégia em que se recolhe, analisa e trata os dados dos consumidores para as agrupar num conjunto de informações relevantes que podem ser utilizadas para alavancar o seu negócio.
Estes dados recolhidos podem ser.
- demográficos: idade, género, formação, localização
- aquisição do contacto: canal de origem dos dados
- tecnologia: dispositivos e apps utilizadas pelo consumidor
- comportamento de compra
- entre outros…
A recolha e tratamento destes dados permite que sejam definidas ações estrategicamente segmentadas e personalizadas de acordo com as características específicas do consumidor.
Estes dados podem ser recolhidos através do seu website ou outros mecanismos de angariação de contactos que possa implementar no âmbito das suas ações de marketing.
Quais são as vantagens de utilizar data base marketing?
A aplicação de estratégias de DBM apresentam diversas vantagens para as empresas tais como:
- Evita o desperdício de tempo e dinheiro em campanhas que podem não trazer o retorno esperado;
- Rentabiliza os contactos angariados aumentando as vendas e a percentagem de segundas compras;
- Promove um relacionamento mais próximo com os seus consumidores;
- Fornece insights relevantes para o seu negócio;