Design Thinking: O que é e como se aplica

Design Thinking é uma metodologia não linear, para a criação de um produto ou serviço, pensado para as necessidades do público-alvo e para inovar soluções.

É extremamente útil para atuar em problemas complexos, ao entender as necessidades humanas, criar ideias através de sessões de brainstorming e adotando uma abordagem prática.

Envolve 5 fases cruciais: Empatizar, Definir, Idealizar, Prototipar e Testar.

Empatizar

Nesta etapa deve pesquisar as necessidades do seu utilizador, e consequentemente empatizar com o problema em causa — fazer User Research e compreender as suas motivações e experiências para que possa obter um entendimento profundo sobre os problemas envolvidos.  

Aqui consegue deixar de lado as suas assumpções e compreender a perspectiva do seu público e os problemas que precisa de colmatar.

Definir

Aqui reúne toda a informação obtida na fase EMPATIZAR, analisa e define todos os problemas que a equipa encontrou. Crie personas para ajudar a criar uma solução focada no utilizador. Nesta etapa os designers conseguem pensar em elementos que irão solucionar o problema.

Idealizar

Depois de empatizar com o utilizador, e analisar informação detalhada sobre o problema, pode começar a idealizar maneiras inovativas de solucionar o problema, através de brainstorming.

Prototipar

A equipa deve produzir vários protótipos para experimentar as ideias que tiveram na fase anterior, e reformular ou refazer elementos necessários.

Testar

Os protótipos devem ser rigorosamente testados por uma equipa. Apesar de já ser a fase final, podem surgir novos erros que devem ser corrigidos, e por isso, é possível ter que se retroceder passos.

Estas fases não são sequenciais, e não têm uma ordem específica, sendo que, sempre que necessário pode-se retroceder para uma etapa anterior. 

Este modelo serve para demonstrar o processo criativo de criação de um projeto e como solucionar problemas dentro dele.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.