Design Thinking é uma metodologia não linear, para a criação de um produto ou serviço, pensado para as necessidades do público-alvo e para inovar soluções.
É extremamente útil para atuar em problemas complexos, ao entender as necessidades humanas, criar ideias através de sessões de brainstorming e adotando uma abordagem prática.
Envolve 5 fases cruciais: Empatizar, Definir, Idealizar, Prototipar e Testar.
Empatizar
Nesta etapa deve pesquisar as necessidades do seu utilizador, e consequentemente empatizar com o problema em causa — fazer User Research e compreender as suas motivações e experiências para que possa obter um entendimento profundo sobre os problemas envolvidos.
Aqui consegue deixar de lado as suas assumpções e compreender a perspectiva do seu público e os problemas que precisa de colmatar.
Definir
Aqui reúne toda a informação obtida na fase EMPATIZAR, analisa e define todos os problemas que a equipa encontrou. Crie personas para ajudar a criar uma solução focada no utilizador. Nesta etapa os designers conseguem pensar em elementos que irão solucionar o problema.
Idealizar
Depois de empatizar com o utilizador, e analisar informação detalhada sobre o problema, pode começar a idealizar maneiras inovativas de solucionar o problema, através de brainstorming.
Prototipar
A equipa deve produzir vários protótipos para experimentar as ideias que tiveram na fase anterior, e reformular ou refazer elementos necessários.
Testar
Os protótipos devem ser rigorosamente testados por uma equipa. Apesar de já ser a fase final, podem surgir novos erros que devem ser corrigidos, e por isso, é possível ter que se retroceder passos.
Estas fases não são sequenciais, e não têm uma ordem específica, sendo que, sempre que necessário pode-se retroceder para uma etapa anterior.
Este modelo serve para demonstrar o processo criativo de criação de um projeto e como solucionar problemas dentro dele.