Vender uma emoção é aquele clássico do marketing que todos conhecemos, mas que nem todos sabemos fazer.
Quando se fala em vender felicidade a marca que está no top of mind é sem sombra de dúvida a Coca-Cola. A felicidade está para a Coca-Cola como os amigos estão para a Super Bock e nem precisamos de justificar o porquê.
Desde os anos 60 que a Coca-Cola se posiciona como transmissor de felicidade. Os anúncios de pessoas felizes, a felicidade que nos traziam as publicidades de Natal, mas mais do que isso. A Coca-Cola nunca se limitou a utilizar o abc do marketing para comunicar felicidade, afinal, mostrar pessoas felizes é um pouco óbvio certo?
Eles faziam mais, eles faziam-nos realmente felizes.
Como?
Vê este vídeo e diz-me como te sentiste no final:
Alguém conseguiu não ficar mais feliz? A Coca-Cola sabe o que anda a fazer.
Do “abre a felicidade” ao “Shake up the happiness”, a marca nunca deixou de nos trazer alegrias e a celebração dos 125 anos é uma prova disso:
Aqui não há truques e truquinhos, há sugestões diretas para fazer as pessoas felizes. A Coca-Cola preocupa-se efetivamente em ser o caminho da felicidade não comunicando que é a solução, e só isso justifica o sucesso que teve.
Não é demasiado óbvio dizer que a Coca-Cola é que é a solução para a felicidade?
Bem… pelos vistos não é!
Não para a Olá, que nos presenteou com uma campanha de verão que ao primeiro instante nos deixa confusos e ao segundo talvez um pouco deprimidos.
Eu até me considero uma pessoa feliz, mas um convite tão direto a procurar a felicidade faz questionar qualquer pessoa que esteja no loop do dia-a-dia.
“Espera lá, mas é suposto eu procurar a felicidade?
Isso quer dizer que não a tenho?”
E claro, depois de me afundar em questionamentos isto já não vai lá com nenhum gelado, no limite vai com um sushi e um jarro de sangria.
Mas pronto, admito, isso sou eu que não tirei férias e já dizia a minha mãe na altura de sair à noite, “tu não és toda a gente”. A verdade é que toda a gente neste pais está de férias à excepção de mim, agora, isso quer dizer que estão todos ainda mais felizes do que eu certo? Ou seja, isto faz ainda menos sentido para eles.
Convido-vos a o anúncio completo e compararem a sensação que traz com o da Coca-Cola.
A melodia não vos dá uns ares de acordar cedo para ir à praia chegar lá e estar nevoeiro?
Admito, eu que nem estava triste até fiquei e não é um Magnum amêndoa que vai resolver isto.