Vai de férias? E a estratégia de comunicação da sua empresa também tira férias??
Certamente que durante o seu merecido período de descanso, não pretende que os seus clientes se esqueçam de si e tenham a concorrência como destino. Não podemos esquecer que a exigência do público é cada vez maior e acompanhar as expectativas criadas poderá fazer a diferença para a sua empresa no mercado. Estamos perante clientes com o desejo constante de ter novidades e respostas cada vez mais rápidas. Por isso, é importante que as empresas se mantenham ativas online mesmo em períodos de férias.
Com menos recursos humanos disponíveis nessa época, o segredo para manter a estratégia ativa está no planeamento e na automatização. Poderá até ser uma boa altura para alcançar os clientes que, neste período, têm mais disponibilidade para interagir com os seus conteúdos. Pensámos nisso e decidimos preparar algumas dicas sobre a estratégia de comunicação para as férias, para que se organize e não tenha de correr atrás do prejuízo após as mesmas.
Planear e priorizar
Menos colaboradores disponíveis é significado de menor fluidez de processos e de trabalhos de marketing, imprescindíveis para o desempenho da empresa. Comece por definir o que é urgente assegurar durante o período de férias e, para isso, planeie as necessidades juntamente com o departamento de marketing. Distribua os trabalhos entre os elementos da equipa, delegando as responsabilidades das pessoas que estão ausentes.
Este planeamento ajudará a sua empresa a deixar as coisas prontas antes do prazo, garantindo que tudo estará preparado no momento certo e que ninguém precise de se preocupar com estas questões durante as férias.
Automatizar é a palavra de ordem
Seja e-mail marketing, redes sociais, chatbots ou anúncios, a palavra que se impõe é automatizar. Depois do planeamento executado, onde foram definidas todas as comunicações e respetivos meios, passamos à concretização garantida por sistemas de automação.
Agendamento de conteúdos
Deixar todas as publicações agendadas, sejam vídeos no YouTube, artigos de blog ou posts de redes sociais. Tenha todos os materiais prontos e agendados antes do período de férias. A grande maioria das plataformas possuem ferramentas gratuitas para o agendamento das publicações.
Utilização de chatbots
Lembre-se que se alguém entrar em contacto através de comentário ou mensagem privada, deve haver uma pessoa disponível para lhe dar uma resposta. Mas, caso não seja possível, em alternativa, ative uma mensagem automática a informar que se encontram de férias e qual a data de regresso. Ou então, vá ainda mais longe ao configurar respostas automáticas, onde inclusive é possível solicitar os dados de contato dos clientes e, até mesmo, avisar que a empresa entrará em contato em determinada data.
Automação de email marketing
E-mail marketing é a chave para o sucesso de qualquer negócio e é por isso que nem nas férias ele deve parar. A automação assegura todo o fluxo do e-mail marketing. Não se esqueça de definir no planeamento o que vai comunicar, para quem e quando. Tudo o que precisa fazer é criar os modelos de e-mail e agendar.
Anúncios pagos
Ir de férias não significa deixar de ter anúncios a correr. As plataformas permitem programar quando quer que determinados anúncios iniciem, assim como, finalizar campanhas ao atingir um montante específico ou data.