Um dos principais motivos pelo qual muitas ações de comunicação e campanhas falham é por não terem uma estratégia de segmentação clara. Mas afinal o que é isto de segmentar e porque é tão importante definir uma estratégia de segmentação? É o que explicamos neste artigo.

O que significa segmentar

Segmentar significa dividir em segmentos, ou seja, separar um grupo em várias partes. Quando aplicado a um mercado, segmentação significa dividir um grupo de consumidores com características em comum. Este grupo é o que denominamos por público-alvo, e é por isso uma componente essencial na estratégia de qualquer empresa.

Porque deve segmentar

Ao definir uma estratégia de segmentação consegue direcionar a sua comunicação de forma a que a mensagem seja mais relevante para um público em específico. Ou seja, consegue uma maior personalização da mensagem e responder a dores específicas desta target.

Definir uma estratégia de segmentação permite aumentar a sua taxa de conversão a um custo mais reduzido.

Como segmentar

O primeiro passo da sua estratégia de segmentação passa por identificar e conhecer o seu público. Quanto mais detalhada a informação que tiver sobre o seu público-alvo mais acurada será a sua segmentação.

Existem vários tipos de segmentação com base em diferentes fatores:

  1. Segmentação demográfica

Na segmentação demográfica o seu público é dividido com base em características como: faixa etária, agregado familiar, sexo, estado civil, nacionalidade, religião, entre outros.

  1. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica consiste em agrupar o público alvo com base num local geográfico. É especialmente útil para negócios locais que desenvolvem o seu negócio num espaço físico.

  1. Segmentação socioeconómica

No caso da segmentação socieconómica  o público é segmentado de acordo com características como a sua classe social, renda, profissão, escolaridade entre outros.

  1. Segmentação comportamental

A segmentação com base no comportamento do consumidor é uma das mais interessantes, sobretudo para quem desenvolve a sua comunicação no meio digital. Neste tipo de segmentação, os consumidores são agrupados por um conjunto de comportamentos em específico. Alguns destes comportamentos poderão ser: utilização de dispositivos, utilização de internet, acesso a redes sociais, tipo de conteúdo que consomem, hábitos de compra, entre outros.

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