Já ouviu falar no conceito de felicidade organizacional? Nos últimos anos uma das áreas que tem sido alvo de estudos na área dos recursos humanos é a relação entre a felicidade organizacional e o sucesso global da organização. Estes estudos têm demonstrado que empresas que investem na felicidade dos seus colaboradores apresentam vantagens competitivas ao nível de produtividade e rentabilidade.
Se até agora se assumia que a felicidade do colaborador estava diretamente relacionada com a questão salarial, hoje sabe-se que salário é apenas um dos pontos que é valorizado pelos trabalhadores. Mas como é que se trabalha estes níveis de felicidade? É o que explicamos neste artigo.
O que é a felicidade organizacional
A felicidade organizacional é definida como uma técnica de gestão de recursos humanos que está orientada para oferecer aos seus colaboradores condições laborais que lhes permitam sentir-se realizados no papel que desempenham dentro da organização.
Esta corrente surgiu como forma de entender e resolver o problema do absentismo e rotatividade dos recursos humanos que é ainda uma questão em grande parte das organizações.
Factores que influenciam o nível de felicidade da sua organização
São vários os fatores que influenciam o nível de felicidade da sua organização:
- Ambiente interno
- Desenvolvimento pessoal
- Definição de objetivos atingíveis
- Reconhecimento e confiança
- Envolvimento pessoal com as equipas e chefias
- Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Renumeração
Todos estes fatores têm um impacto no nível de felicidade da sua organização pelo que devem ser considerados na forma como gere os seus recursos humanos.
Vantagens em trabalhar a felicidade na sua organização
O estudo realizado pela Achor em 2012, um dos primeiros estudos científicos que abordam estas questões da felicidade organizacional mostrou várias vantagens em aplicar técnicas que promovam a felicidade dos colaboradores.
A nível da vida pessoal dos colaboradores, o estudo revelou que a felicidade no trabalho influencia positivamente todas as áreas da vida: relacionamentos, saúde, envolvimento com a comunidade e parentalidade.
A nível organizacional existem inúmeras vantagens para as empresas:
- Menor nível de absenteísmo
- Elevados níveis de produtividade
- Crescimento nas vendas
- Lideranças mais eficazes
- Menor rotatividade