Se está a trabalhar o marketing digital da sua marca de certo que já percebeu a importância que a imagem tem nos seus resultados. Diz o ditado “Uma imagem vale mais que mil palavras”, e por mais que possamos concordar ou discordar, o certo é que necessitamos de trabalhar as imagens em todas as plataformas digitais.
Por este motivo, planear as suas sessões fotográficas é uma parte importante do seu plano de ação. Neste artigo explicamos o que é a fotografia para marketing digital e como pensar as suas sessões fotográficas.
O que ter em consideração quando planeia uma sessão fotográfica
Para planear a sua sessão fotográfica deve considerar os seguintes fatores:
- Identidade da marca
- Objetivo de comunicação
- Plataformas onde serão utilizadas
- Produção e modelos
- Fotógrafo
- Local
Identidade da marca
A identidade da marca é o primeiro ponto a considerar quando começa a planear a sua sessão fotográfica. Ter uma identidade forte é essencial para agregar valor à sua marca. Para tal é necessário que exista uma coerência e harmonia entre a linguagem gráfica e a fotografia.
A melhor forma para garantir que a sua identidade de marca é respeitada é incluir esta informação, assim como um moodboard com exemplos da linguagem pretendida, no briefing que desenvolver para o fotógrafo.
Objetivo de comunicação
O segundo ponto a ter em conta é o objetivo de comunicação para o qual as fotografias serão utilizadas. Pode parecer óbvio, mas nem sempre é tido em conta no momento da sessão fotográfica, o que dificulta a sua utilização. Se o seu objetivo de comunicação é envolver e promover o relacionamento com o público alvo, a fotografia terá características diferentes de uma fotografia cujo objetivo seja vender um produto.
Plataformas onde serão utilizadas
O terceiro ponto é definir as plataformas em que a fotografia será utilizada. Diferentes plataformas têm diferentes formatos e são visualizadas em diferentes dispositivos. Para que tenham o efeito pretendido o fotógrafo deve estar a par dos locais onde serão divulgadas para que possa trabalhar diferentes enquadramentos que funcionem nas plataformas selecionadas.
Produção e modelos
O quarto ponto diz respeito à produção e aos modelos. Por produção entende-se todos os adereços utilizados no decor ou no espaço, assim como a forma como os modelos se apresentam (roupa, acessórios, cabelo e maquilhagem). A produção é essencial para criar o alinhamento com a marca mas também para passar a mensagem pretendida. É nos detalhes que se constrói a foto. Por exemplo, se um dos valores da sua marca é ser sustentável, este aspeto não pode estar presente apenas nos seus produtos, deverá refletir-se nos restantes adereços da produção.
A seleção dos modelos é outra questão importante. Muitas vezes, pela inexperiência, quem planeia a sessão seleciona os modelos tendo em conta uma questão de facilidade ou de preferência pessoal. Mas não se esqueça que os modelos devem ser um reflexo do seu público-alvo ou um exemplo do que o seu público aspira ser. É essencial criar uma identificação do público nos modelos selecionados.
Fotógrafo
A identificação do fotógrafo é também um ponto muito importante de considerar. Os fotógrafos profissionais têm muitas vezes especialização em técnicas que praticam com mais frequência. Ou seja, um fotógrafo de moda ou um fotógrafo de comida, têm um know how diferente.
Por outro lado, a fotografia é uma arte. Como tal, os fotógrafos tendem a ter um estilo pessoal que os identifica e que pode não estar alinhado com a identidade da sua marca.
Local
Por último, o local é algo muito importante. O sítio que seleciona para a sua sessão fotográfica pode condicionar o resultado final. Consulte o seu fotógrafo e faça um reconhecimento do local antes do dia sessão para que sejam feitos alguns testes que permitem afinar alguns detalhes como a melhor hora do dia para fotografar naquele local, o material que o fotógrafo deve levar e em alguns casos se se justifica fotografar o modelo ou o produto em estúdio e trabalhar a fotografia final em pós produção.