Gatilhos mentais: o que são e como aplicar

Já ouviu falar de gatilhos mentais? Os gatilhos mentais são uma das formas mais diretas que demonstram a influência da psicologia nas vendas

Neste artigo explicamos o que são gatilhos mentais e como os pode aplicar na sua comunicação.

O que são gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são estímulos assimilados pelo nosso cérebro que acabam por ter uma influência direta nas decisões que tomamos. Estes estímulos fazem com que tomemos decisões de forma inconsciente automatizando alguns dos nossos processos de escolha.

A existência destes estímulos é essencial para evitar o burnout mental a que estaríamos sujeitos se todas as decisões ao longo do dia fossem tomadas de forma consciente. um estudo realizado pela Cornell University revelou que diariamente tomamos cerca de 226 decisões de forma inconsciente. Por este motivo a utilização de gatilhos mentais aplicados ao marketing é tão relevante na geração de resultados.

Como se aplicam na comunicação

A utilização de gatilhos mentais no marketing e comunicação revelam um aumento significativo da performance nas vendas. Por este motivo esta técnica de persuasão é amplamente utilizada pelos marketeers nas suas estratégias. 

É essencial que esta técnica seja utilizada de forma ética como um mecanismo de nutrir o relacionamento com o seu consumidor e não apenas como uma forma de “manipulação”. 

Exemplos de gatilhos utilizados com maior recorrência

São vários os tipos de gatilhos mentais que pode utilizar na sua estratégia. Apresentamos alguns exemplos dos gatilhos utilizados com maior recorrência.

  1. Prazer e dor

O gatilho mental relacionado com o prazer e com a dor é o mais comum em publicidade. Identificar o ponto de dor do seu público e apresentar o seu produto como solução para essa dor e como fonte de prazer é uma forma eficaz de converter o cliente.

  1. Confiança

A confiança é um gatilho mental essencial e que tem vindo a ganhar importância nos últimos anos com as alterações que se têm verificado no comportamento dos consumidores. Cada vez mais a confiança nas marcas é apontada como um fator de decisão predominante. 

  1. Urgência

A urgência é um gatilho mental com bastante sucesso no fecho da venda. Limitar a oferta no tempo cria sentido de urgência no consumidor fazendo com que ele sinta que deve comprar o produto no momento.

  1. Significância

Todos gostamos de nos sentir especiais e importâncias. Por este motivo a significância é um gatilho mental tão importante. Personalizar a mensagem e a comunicação mostra que o consumidor não é apenas um número e faz com que se sinta especial.

  1. Escassez

O gatilho mental da escassez é, à semelhança com a urgência, um dos que apresenta melhores resultados nas vendas. Ao utilizar expressões como “limitado ao stock existente” cria uma urgência de adquirir o produto para que não perca a oportunidade.

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