Depois dos millenials, a geração Z ou Gen Z é a nova geração de consumidores a quem deve estar atento.
Neste artigo explicamos tudo sobre quem faz parte desta geração e porque deve dar especial atenção a estes consumidores.
Quem é a Geração Z
A geração Z é a primeira geração de nativos digitais. Ou seja, estes consumidores foram os primeiros a nascer e crescer num mundo com acesso a informação ilimitada.
Esta geração inclui todos os nascidos na segunda metade da década de 90 até ao início de 2010. A Gen Z não teve de se adaptar ao mundo online uma vez que desde sempre tiveram acesso à internet e redes sociais.
Principais características da geração Z
Uma vez que esta geração teve sempre acesso ao mundo digital é uma geração muito marcada pela sua multiculturalidade e liberdade de expressão.
A nível comportamental, esta geração valoriza a sua individualidade, é avessa a rótulos e tende a ser muito mais empática e tolerante à diferença. Defendem valores de forma muito vincada e são muito ligados a causas sociais e ambientais. A Gen Y acredita verdadeiramente que pode mudar o mundo.
Dado que estão naturalmente confortáveis no mundo digital, estão também bastante habituados a ser bombardeados por informação, pelo que têm uma capacidade de resposta superior às gerações anteriores. A Gen Y dedica apenas 8 segundos para consumir informação e após estes segundos iniciais sente-se confortável para avaliar o conteúdo como relevante ou indiferente.
Porque as marcas devem ter em consideração a geração Z
De acordo com uma pesquisa recentemente divulgada pela Forbes a Gen Z chegou no pré-pandemia a ter um poder de compra de cerca 143 bilhões de dólares. São por este motivo a nova geração de consumidores com poder de compra.
Para além do seu poder de compra, a Gen Y é uma geração de influenciadores digitais. São ávidos consumidores no mercado online e têm um papel essencial na decisão de compra dos seus familiares.