Saber gerir projetos é uma competência de extrema importância dentro das empresas. No entanto, ainda é comum ver projetos ultrapassarem os prazos e os orçamentos.
A gestão de projetos apresenta vários benefícios: contribui para o bom desempenho das tarefas de gestão, ajuda na resolução de problemas e facilita a tomada de decisões. Ainda oferece uma visão mais abrangente do fluxo de trabalho, permitindo verificar a necessidade de motivação da equipa. Devido a todas estas mais-valias, decidimos deixar-lhe algumas dicas para que consiga gerir os seus projetos de forma mais eficiente e positiva.
1.Escolha uma plataforma online para a gestão de projetos
Apostar num software de qualidade é uma das melhores soluções para a melhoria da gestão de projetos. Estas ferramentas otimizam grande parte dos processos, fazendo com que tenha acesso aos principais indicadores, em qualquer hora do dia.
2. Defina o cronograma de cada um, com as respetivas tarefas e responsáveis
A definição do cronograma é essencial para a execução de projetos. Além de orientar as ações, é neste planeamento que estão calendarizados objetivos e estratégias. Com a definição do cronograma, tente não se afastar muito do que o mesmo pressupõe.
3. Priorize o projeto que mais vantagens dê à empresa
Embora possa parecer tentador seguir com os projetos mais fáceis em primeiro lugar, não o faça. Em vez disso, preocupe-se em priorizar tendo em consideração aquele que terá maior impacto nos objetivos da sua empresa.
4. Acompanhe de perto e reúna periodicamente
É muito importante que sejam realizadas reuniões periodicamente. Os encontros devem ser feitos quer com a equipa, quer com os clientes. Avalia-se o desempenho, medem-se os resultados, recebem-se e emitem-se feedbacks.
As reuniões são importantes para trocar ideias, ouvir o que a equipa tem a dizer e, com base nas opiniões, tomar decisões e melhorar os processos de gestão.
5. Mantenha a equipa motivada
Profissionais motivados são muito mais produtivos e eficientes, já que têm vontade de trabalhar e demonstram prazer em fazê-lo. Por isso, estabeleça metas, ofereça estímulos, elogie e garanta que os colaboradores se sentem parte do projeto,
6. No final, avalie os resultados e o desempenho
Ao terminar o projeto, será interessante fazer uma avaliação de tudo o que foi feito, considerando os acertos e os erros. Esta análise vai permitir saber o que fazer e o que não fazer em projetos futuros.