Já ouviu os termos Inbound marketing e Outbound marketing mas não faz a mais pequena ideia do que se trata? Diferenciar estes dois conceitos é bastante fácil. Explicamos tudo.
Neste artigo vai aprender:
- O que é o Inbound Marketing
- O que é o Outbound Marketing
O que é o Inbound Marketing
Inbound marketing é o que também pode ser denominado marketing de atração. Este tipo de marketing tem como principal objetivo atrair e fidelizar clientes. Ou seja, são as estratégias associadas às várias fases do funil de venda.
Para implementar estratégias eficientes de Inbound marketing é necessário um conhecimento do seu público alvo e da sua persona para criar conteúdo de relevância e qualidade. O principal objetivo é atrair público qualificado e despertar o interesse nos seus produtos e serviços.
Uma das principais vantagens do Inbound marketing é ter um custo relativamente baixo. Com um investimento mais direcionado consegue obter um maior retorno.
A grande desvantagem do Inbound marketing é que ao ser mais direcionada, acaba por não funcionar como estratégia de construção de autoridade de marca.
O que é o Outbound Marketing
O Outbound marketing, por oposição do Inbound marketing, é o marketing mais tradicional. Estas estratégias são direcionadas às massas pelo que não tem um nível de personalização que o Inbound marketing tem.
As mais aplicadas estratégias de Outbound marketing são as campanhas televisivas, de rádio, imprensa ou a publicidade no experior. No entanto é possivel encontrar estratégias de Outbound marketing no digital. É o caso das campanha de publicidade online com o propósito de divulgação de marca.
Dado ser uma estratégia mais massificada o Outbound marketing apresenta a desvantagem de ter um custo mais elevado e um menor retorno. No entanto é a opção mais eficaz para a construção de notoriedade de marca.