Influenciadores, Micro influenciadores, Nano influenciadores

O marketing de influência já é amplamente utilizado pelas marcas. Apesar de esta ser um poderosa ferramenta, nem sempre traz os resultados esperados. Porquê? Porque nem sempre os influenciadores são bem escolhidos pelas marcas.

Inicialmente os influenciadores eram maioritariamente celebridades. Hoje em dia o universo dos influenciadores é bem maior, o que permite que as marcas sejam mais seletivas e se beneficiem na escolha que fazem. 

Neste artigo explicamos a diferença entre influenciadores, micro influenciadores e nano influenciadores, e explicamos quais as características e vantagens em escolher cada um.

Influenciadores

Inicialmente os influenciadores eram celebridades como atores, figuras públicas ou artistas no geral. Com a democratização das redes sociais abriu-se portas para surgirem mais influenciadores que não são necessariamente reconhecidos pelas massas. 

Influenciadores são pessoas com um perfil nas redes sociais que normalmente comunicam sobre temas específicos como  lifestyle, música, parentalidade, viagens, etc. Nas suas redes construíram comunidades de seguidores que se interessam pelos temas comunicados. Consideramos influenciadores perfis com mais de 100 000 seguidores e normalmente estes são ideais para uma comunicação massiva e para ampliar a exposição de uma marca.

Micro influenciadores

Os micro influenciadores têm uma comunidade de seguidores mais pequena, normalmente situada entre os 10 000 e os 100 000 seguidores. Trabalhar com este tipo de influenciadores é uma boa aposta quando as marcas têm como objetivo procurar uma maior interação com o seu público-alvo além da captação de novos clientes. 

A autenticidade destes influenciadores atrai a atenção e promove a interação com o seu público. Normalmente este Micro influenciadores têm uma relação mais próxima com o seu público. Um estudo conduzido pela Expercity revelou que este tipo de influenciadores apresentam taxas de conversão 22 vezes superior às de influenciadores macro.

Nano influenciadores

Os nano influenciadores distinguem-se dos micro uma vez mais pelo seu número de seguidores. Estes influenciadores têm até 10 000 seguidores. Apesar de obterem um menor alcance com as suas publicações, no entanto a taxa de interação destas contas são bastante mais elevadas e demonstram ter uma maior capacidade influência. Segundo um relatório da CMS Wire, a taxa de interação média dos micro influenciadores é de 8.7%. Bastante superior à de 1,7% dos influenciadores de maior dimensão.

Para as marcas com menor capacidade de investimento que têm como objetivo obter mais vendas e angariar novos clientes, os nano influenciadores são uma ótima oportunidade.

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