Investimento em publicidade em 2020: o que aconteceu com o início da pandemia?

Após o início da pandemia, vimos o e-commerce disparar, em Portugal e no mundo. Não só o número de utilizadores que compram online aumentou, como também o volume e a frequência das suas compras. Paralelamente, assistimos a um aumento do investimento em publicidade entre Julho e Setembro, comparativamente ao trimestre anterior. 

Com o início da pandemia, tudo se tornou imprevisível e consequentemente observamos oscilações relativamente à publicidade paga, de um momento para o outro. Por um lado, as marcas tiveram de se adaptar aos novos desafios e, por outro lado, os consumidores ficaram mais do que nunca mergulhados no mundo digital. Certo é que, aquilo que para muitas empresas eram ainda planos guardados na gaveta, passaram a ser uma realidade e muitos negócios transformaram-se nas plataformas digitais. 

A Socialbakers comprovou esta tendência e verificou um claro aumento das métricas pagas em marketing digital no terceiro trimestre de 2020, como podemos ver no gráfico abaixo. Desta forma, acreditamos que as marcas estão mais otimistas e abertas a alocar investimento nas plataformas digitais.

Este relatório, que analisou as contas de Facebook e Instagram das 50 maiores marcas a nível global, concluiu ainda que o CPC (custo por clique) foi uma das métricas que aumentou, tendência que se mantém até agora, ainda que no início da pandemia tivesse diminuído. Contudo, apesar deste aumento, o CTR (taxa de cliques) manteve-se estável, com poucas oscilações.

O estudo mais recente da ACEPI – Associação da Economia Digital, em parceria com a IDC, comprovou esta tendência também a nível nacional, verificando o crescente investimento no marketing online, desde o ano passado. O mesmo estudo mostrou que a pandemia não impulsionou uma contenção de custos no digital, muito pelo contrário. As empresas portuguesas continuaram a investir em marketing online, apostando essencialmente em redes sociais, e-mail e anúncios de pesquisa. O comércio online nacional está a aumentar, porque existem mais lojas online portuguesas e porque houve um aumento de 73% de utilizadores a comprar online cerca de 3 a 5 vezes mensalmente.

Estas estatísticas e tendências são particularmente úteis caso ainda não tenha investido em publicidade digital, pois permitem-lhe adequar a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Em 2020, assistimos a um aumento de 73% de utilizadores a comprar online cerca de 3 a 15 vezes mensalmente,

Os portugueses estão a comprar mais online.

As marcas estão a investir mais em publicidade.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.