Marcas que são exemplo pelo seu storytelling

Traduzindo, storytelling significa “contar histórias”. 

No mundo empresarial, o storytelling é uma estratégia de escrita em torno de um produto com a intenção de agregar mais valor não só ao mesmo, como à própria marca.

O storytelling de uma marca também é uma forma eficaz de construir conexões diretas, individuais e duradouras com o seu público.

Histórias convincentes envolvem os consumidores, provocam emoção e favorecem a lealdade, construindo um relacionamento que vai muito além do produto e do serviço.

Neste artigo, vamos ver 5 exemplos de empresas que usam o storytelling de forma bem sucedida!

Água das Pedras

A Água das Pedras deu, há uns tempos, início a um suave rebranding, apostando numa imagem de ligação à natureza, mantendo o verde como cor predominante. 

Esta marca portuguesa sofreu um reposicionamento, com uma aproximação ao público mais jovem. A imagem da marca continua a evoluir, mantendo a sua mensagem de equilíbrio e naturalidade.

As origens de Pedras são o ponto de partida para um dos anúncios mais relevantes desta marca de águas com gás 100% natural. 

O mesmo começa no subsolo e acaba na superfície, levando o espectador num percurso ascendente conseguido através de um movimento único, como se Pedras emergisse.

“É do fundo que vem o melhor da Natureza e vem também o melhor de ti” é o mote do anúncio, que pretende enfatizar a naturalidade desta água.

O público alvo desta marca são, maioritariamente, pessoas que valorizam a autenticidade daquilo que consomem e que optam por produtos biológicos ou de origem natural. Assim sendo, a comunicação da Água da Pedras está alinhada com os hábitos de consumo do seu público, e até mesmo do público em geral, tendo em conta que existem cada vez mais consumidores a adotar estes hábitos, fazendo com que grande parte dos portugueses se identifique e se envolva nas suas campanhas. 

Mimosa

A Mimosa é líder em Portugal. A sua comunicação tem como objetivo acompanhar as famílias em todos os momentos e ser uma aliada do bem-estar e qualidade de vida.

Apresentou, em 2020, uma campanha, assente no lema “Cuidar é parte de nós”, com a assinatura da FCB Lisboa.

A campanha pretende recordar que é preciso cuidarmos mais uns dos outros, pretendendo reforçar o papel da Mimosa como marca para o bem-estar das famílias.

O filme da campanha demonstra como diferentes produtos da Mimosa estão presentes na vida de várias pessoas, destacando-se o João, o limpador de janelas. 

Os consumidores portugueses criam uma forte ligação com a marca, que determina as escolhas e preferências dos mesmos, continuando a contar com o leite e restantes produtos lácteos Mimosa no seu dia-a-dia, sendo uma prova que demonstra o sucesso do storytelling e a humanização das campanhas da marca.

Airbnb

A Airbnb surgiu no mercado de hotelaria ao lançar uma plataforma que conecta pessoas que precisam de alojamento a pessoas que oferecem esse mesmo alojamento nas suas casas.

A sua mensagem é centrada na hospitalidade local e comunitária, aliando as necessidades e desejos dos turistas a uma boa experiência nos diversos locais.

Para contar as suas histórias, a empresa utiliza de forma inteligente os dados dos seus utilizadores.

Em 2015, a empresa contou a sua história através de um vídeo, anunciando que aproximadamente 550.000 pessoas passaram a véspera de Ano Novo num dos seus muitos alojamentos, em 20.000 cidades 

Desenvolveu, ainda, outras campanhas com vídeos em que os utilizadores da plataforma partilham as suas histórias, abordando algum aspeto específico da sua cultura.

As histórias da Airbnb focam-se continuamente no seu público, dando vida aquilo que procuram e apreciam – viagens e novas experiências.

Coca-Cola

Um excelente exemplo de storytelling são as campanhas da Coca-Cola. 

A Coca-Cola não vende o refrigerante, vende a felicidade. A marca comunica a felicidade como sendo algo inerente à abertura de uma garrafa ou lata de Coca-Cola, o que torna a marca mais relevante e humana para o público.

Uma forma eficaz de storytelling da empresa, foi desde sempre e continua a ser a utilização da personagem mítica, Pai Natal, nos anúncios da Coca-Cola, que surgiu aproximadamente em 1920. O que reforça ainda mais a mensagem de felicidade conectada à marca, pelo carinho que a figura do Pai Natal representa, ao levar prendas às crianças e preocupar-se com o bem estar delas.

Em 2009, a campanha “Open Happiness” foi lançada globalmente. “Open Happiness” tratou-se de um convite a biliões de pessoas por todo o mundo para fazerem uma “pausa”, refrescarem-se com uma Coca-Cola e continuarem a desfrutar de um dos prazeres simples da vida. Esta campanha reflete o uso do storytelling, transmitindo a mensagem principal da “venda da felicidade”

O tema da felicidade continuou com “Open the Games. Open Happiness” apresentada durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.

Conclui-se, assim, que a Coca-Cola desempenha um papel importante em ocasiões felizes e tudo isto faz com que as vendas aumentem, sem existir a necessidade de pedir aos clientes para comprarem o produto.

Spotify

O Spotify recolhe dados sobre quais as músicas, playlists e artistas os seus milhões de utilizadores mais ouvem. Esses dados resultam em bons exemplos de storytelling.

Este serviço de streaming de música combina essas informações com os dados de localização dos ouvintes e dados demográficos, usando-os para criar conteúdo original.

No final de 2017, o Spotify espalhou outdoors pela cidade de Londres com frases espirituosas para a campanha que se intitulou de ‘Goals 2018’ (Objetivos de 2018).

As frases serviam como resoluções cómicas de Ano Novo – usando os hábitos dos ouvintes do Spotify em 2017 para sugerir com humor estratégias para lidar com a vida em 2018.

“Sê significativamente menos proficiente/competente em despedidas” – Too Good at Goodbyes” ouvido mais de 910.295 vezes em Londres”.

Os anúncios funcionaram muito bem tendo em conta que a música é uma experiência bastante emocional, e os dados sobre os nossos hábitos musicais influenciam o nosso humor coletivo, como afirma Seth Farbman.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.