No último ano muitas foram as marcas que começaram a tirar proveito do online para vender os seus produtos e serviços. Um dos canais online que representa uma oportunidade para alguns negócios são os marketplaces.
Neste artigo explicamos o que é um marketplace e qual é o potencial destas plataformas de venda online.

O que é um marketplace
A palavra marketplace surge da junção das palavras market (mercado) e place (lugar). No fundo é um lugar onde se pode comercializar produtos ou serviços. Podemos dizer que os marketplaces são no fundo centros comerciais online onde as marcas podem comercializar os seus produtos e serviços.
Os marketplaces são excelentes plataformas para quem quer começar a vender online por não necessitar de uma grande capacidade de investimento. Em grande parte dos marketplaces não é cobrada uma taxa de adesão sendo o único custo uma comissão sobre as vendas.
Quais as vantagens de vender num marketplace
As vantagens de vender num marketplace são muito superiores à questão do investimento. Algumas das vantagens que deve considerar são:
- Possibilita uma maior exposição para a sua marca ou serviço. Os marketplaces têm uma estrutura já montada para dar visibilidade à sua marca. Para além do mais, beneficia da própria ação de marketing e comunicação implementada pelo marketplace.
- Muitos marketplaces já têm um público fidelizado. Por isso, ao colocar os seus produtos ou serviços à venda neste tipo de plataforma está a disponibilizar a um público que já é potencial comprador.
- Os seus produtos ou serviços são apresentados junto com os dos seus concorrentes. Isto pode a princípio parecer uma desvantagem, mas é uma excelente oportunidade para se destacar e atrair clientes.
- Outra vantagem clara diz respeito à componente administrativa que resulta da gestão das encomendas, pagamentos e apoio ao cliente. Os marketplaces por norma têm uma estrutura que assegura ou apoia esta gestão.