A popularização dos smartphones veio trazer mais acessibilidade aos utilizadores. Hoje em dias estes dispositivos não são apenas utilizados para a comunicação interpessoal sendo também o principal device no consumo de conteúdo e não só.
Hoje falamos sobre a importância dos dispositivos móveis na venda online e o porquê da necessidade de os incluir na sua estratégia. Perceba porquê que o mobile é fundamental para a venda online.
Lojas online em versão mobile
Uma recente sondagem mostrou que 42% das vendas online já são provenientes de dispositivos móveis. Até então, os estudos mostravam-nos que apesar de estes dispositivos serem utilizados no processo de decisão, uma grande maioria dos consumidores ainda finalizavam as suas compras online através de um computadores. Mas esta tendência está a mudar mostrando que cada vez mais os consumidores tendem a passar toda a jornada de compra no smartphone.
Esta mudança de panorama vem criar ainda mais urgência junto dos retalhistas que devem pensar nas suas estratégias incluindo o mobile.
Muitas são as marcas que estão completamente adaptadas a esta realidade tendo como política de pensamento a lógica “Mobile first”. No entanto ainda vários são os casos de lojas online que ignoram os princípios de usabilidade em dispositivos móveis.
É fundamental que no desenvolvimento da sua loja online tenha em conta que o comportamento do utilizador em dispositivos móveis é distinto e que como tal necessita de ser pensado em separado da versão web. Se antigamente era possível começar o desenvolvimento do seu site ou loja online pensamento somente na usabilidade em computador. Hoje é absolutamente fulcral que o pensamento seja feito ao contrário.
Felizmente, também a oferta disponível no mercado no que diz respeito a plataformas para desenvolvimento de Ecommerce tem evoluído neste sentido. Hoje já é possível desenvolver com facilidade uma loja online que seja funcional em todos os dispositivos.