Neuromarketing: o que é e como funciona

Já ouviu falar em Neuromarketing? Como o próprio nome indica, Neuromarketing é uma junção de duas palavras: neurologia e marketing. Este conceito surgiu com o propósito de compreender o impacto do marketing neurologicamente e com isso criar técnicas para desenvolver campanhas mais eficientes.

Ficou curioso? Então leia o resto do artigo.

Neste artigo vai aprender:

  • O que é o neuromarketing
  • Benefícios do neuromarketing para o seu negócio
  • Como se aplica na prática

O que é o neuromarketing

O neuromarketing é uma área que estuda os fatores que têm influência na decisão de compra dos consumidores. Através de estudos neurológicos, esta área pretende compreender os triggers do nosso cérebro que são acionados no acto de compra.

Em resumo, o neuromarketing estuda o seguinte processo:

Estímulo →  Resposta neurológica → Reação emocional → Tomada de decisão

É muito importante para a sua empresa compreender alguns dos princípios do neuromarketing dado que permite definir algumas técnicas que vão trazer resultados claros para o seu negócio.  

O neuromarketing pode por vezes ser erradamente classificado como uma técnica de manipulação. É importante esclarecer que  não se trata de enganar os consumidores, apenas de desenvolver a comunicação de uma forma mais próxima e emocional.

Benefícios do neuromarketing para o seu negócio

O neuromarketing traduz-se em inúmeros benefícios para o seu negócio. Destacamos os seguintes:

  • Facilita a tomada de decisão de compra
  • Aproxima os consumidores com as marcas 
  • Permite o desenvolvimento de produtos mais direcionados
  • Permite criar campanhas mais eficientes
  • Melhora a experiência do consumidor

Como se aplica na prática

Compreendido o que é isto do neuromarketing, resta perceber como é que se aplica na prática. É muito simples na verdade.

  1. Escolha das cores

Uma das aplicações mais diretas do neuromarketing é através da psicologia das cores. Esta técnica já é utilizada há muitos, muitos anos por marcas como a McDonald’s ou a Coca-Cola. Cada cor transmite uma sensação muito diferente:

  • azul: confiança e segurança;
  • vermelho: emoção e paixão;
  • laranja: sentimento agradável e amigável;
  • verde: tranquilidade e serenidade;
  • roxo: inovação e inteligência;
  • rosa escuro: alegria e jovialidade;
  • rosa claro: romance e delicadeza
  • preto: luxo;
  • branco: transparência.
  1. Storytelling

Já aqui falámos inúmeras vezes da importância e do poder do storytelling. A criação de uma narrativa que apele à emoção do consumidor é uma das técnicas que mais vivem do neuromarketing e onde a compreensão dos estímulos que influenciam o consumidor é importante.

  1. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são também uma técnica que já falámos aqui anteriormente. São utilizados para influenciar a decisão de compra transmitindo uma informação que desperta a necessidade de consumo. 

  1. Aplique a ancoragem de preços

O preço é um dos factores que o nosso cérebro tem mais dificuldade em avaliar. Ter a percepção do valor isolado do produto não é algo que seja fácil percepcionar. A ancoragem de preço facilita a compreensão e classificar o produto como caro ou barato. Uma das formas onde a ancoragem surge mais frequentemente é nas promoções (por exemplo 2 por 1).

Partilhe Este Artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Mais Populares

Artigos Relacionados:

O Algoritmo do Cancelamento

Nos últimos anos tem sido crescente e a cultura do cancelamento. Cada vez se ouve mais que marcas, influencers e até pessoas comuns são canceladas. A questão é, e comecemos pelo início:

4 elementos de um bom conteúdo

Neste artigo apresentamos-lhe os 4 elementos de um com conteúdo para ter em conta no momento em que estiver a desenvolver os seus próprios conteúdos.

Tempos Confusos: A confusão de não ter (ainda) uma opinião

Numa época onde o politicamente correto vence qualquer discussão, onde somos bombardeados com informações novas e emergentes a cada segundo e onde as letras do LGBT+zansjsaisj aumentam todos os dias, mesmo quando ainda não sabiamos o significado das anteriores, fica difícil acompanhar tudo. 

É possível ter um bom dia sem Mokambo?

Em Avanca a cada duas semanas, em média, a fábrica da Nestlé produz Mokambo. A seguir à Paula Bobone os funcionários desta fábrica são os que mais contribuem para as boas maneiras em Portugal, o que seria ninguém dizer bom dia?

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.