Já não vivemos sem tecnologia. A tecnologia entrou nas nossas casas, nas nossas famílias, nas nossas profissões. Veio trazer-nos mais qualidade de vida, entretenimento, saúde e segurança. As suas utilizações são diversas e o avanço que temos assistido nos últimos anos também.
No ano passado assistimos a um boom tecnológico muito potenciado pela pandemia. No mundo dos negócios foi uma das áreas que mais sofreu investimento e que mais procura teve.
Neste artigo exploramos algumas destas novas tecnologias que ganharam peso em 2020 e são tendência em 2021.
O que mudou em 2020 que potenciou o crescimento tecnológico
É indiscutível o facto de que a pandemia COVID-19 foi o acontecimento mais marcante do ano de 2020 e que ainda continua a influenciar o panorama mundial. O mundo dos negócios foi dos mais afetados independentemente do sector ou mercado. Fomos obrigados a alterar vários procedimentos desde a ação comercial, a gestão dos recursos humanos e as estratégias de marketing que estavam definidas.
De um dia para o outro fechamos portas e ficamos confinados nas nossas casas. A única alternativa para nos manter conectados e ativos foi a tecnologia. Por este motivo gerou-se uma onda de consumo tecnológico que contribuiu e potenciou o seu crescimento.
Importância destas inovações tecnológicas nos negócios
Indiscutivelmente o sector empresarial foi uma dos mais afetados negativamente pela pandemia. Para fazer face a este impacto foi necessário tirar o maior proveito da tecnologia existente mas também levou à necessidade de novas inovações que viessem fazer face às alterações sofridas pelo mercado.
Cada vez mais as empresas estão a incorporar novas tecnologias e sistemas modernizados nos diversos processos internos. Seja na forma de captação de clientes e gestão da relação comercial, seja na própria gestão de projetos e recursos humanos.
A tecnologia é cada vez mais um fator crítico para manter a competitividade dos negócios.
Tendências tecnológicas para 2021
Várias das tecnologias que foram desenvolvidas ou ganharam popularidade no último ano são agora tendências tecnológicas em 2021 e subdividem-se em vários níveis das necessidades das empresas.
Tecnologias centradas nas pessoas
Conectar as pessoas é uma das necessidade primordiais a que a tecnologia dá resposta. Com a mutação que ocorreu no mercado de trabalho esta necessidade estende-se aos processos das empresas que necessitam de ser desempenhados por trabalhadores. Dentro desta área destacam-se:
- Internet de comportamentos que consiste nos processos de gestão de dados digitais com influência nos comportamentos das pessoas.
- Tecnologias multi experiência que permitem às empresas melhorar processos combinado as experiências dos seus colaboradores com as dos seus clientes.
- Gestão da privacidade através de tecnologia que preservem e melhorem a privacidade das pessoas.
Tecnologias centradas na necessidade de adaptação às alterações do mercado
A velocidade com que as empresas se adaptam às alterações dos mercados é um factor crítico de sucesso. Neste sentido são necessárias tecnologias que permitam facilitar estes processos tais como:
- Tecnologias de business intelligence que permitam ter uma visão instantânea e global do negócio para agilizar a tomada de decisão.
- Inteligência artificial para potenciar a estabilidade, melhor desempenho e fiabilidade.
- Tecnologias de automação que permitam automatizar processos que não necessitam de mão de obra especializada.
Tecnologias centradas na localização
Outra necessidade tecnológica surge pela mobilidade e dispersão geográfica dos colaboradores das empresas. Neste sentido as tecnologias essenciais são:
- Sistemas de cloud que permitem a acessibilidade de informação de forma segura em qualquer espaço geográfico.
- Sistemas de gestão operacional que permitem às empresas e equipas funcionarem remotamente
- Sistemas de segurança cibernética que garantam segurança dos sistemas sem interferências nocivas.