O que distingue as empresas com sucesso? Esta é a pergunta que vale milhões. Na verdade existem vários fatores que podem contribuir para o sucesso de uma empresas. Terem um produto excelente e realmente diferenciador, trabalharem num nicho pouco explorado, ou até terem um marketing fora de série. No entanto, não é isto que distingue as empresas que realmente têm sucesso das que fracassam.
O que distingue as empresas que têm sucesso das que ficam pelo caminho tem um nome: planeamento. Parece básico, não é? Mas a verdade é que muitas empresas vivem na azáfama do dia a dia e não investem tempo a trabalhar a sua base. Não planeiam, só executam.
Porquê que planear é o caminho para o sucesso?
Empresas com um plano de marketing definido têm 313% mais sucesso do que empresas que não planeiam (coschedule). Planear é o que lhe permite ter um olhar macro sobre o mercado, marca e organização e construir uma estratégia que realmente o guie rumo aos seus objetivos de negócio.
No último ano 47,2% das empresas aumentou o seu investimento em marketing digital. No entanto 74,2% não têm um departamento de marketing na sua organização nem fizeram este investimento de forma estratégica. Por este motivo, são poucas as que realmente conseguem obter resultados e acabam por desistir.
Benefícios de desenvolver um plano de marketing
Desenvolver um plano de marketing estratégico apresenta os seguintes benefícios:
- Permite-lhe ter uma visão mais ampla do seu mercado;
- Permite-lhe traçar objetivos reais e concretizáveis:
- Permite-lhe traçar um plano de ação integrado e 360
- Permite-lhe perceber que recursos tem disponíveis como os pode alocar de forma a trazer mais resultados
- Permite-lhe faze