Estamos a entrar na Black Week, um evento popularizado mundialmente que partiu da Black Friday e que já faz parte da estratégia de grande parte das marcas. Mas e a Cyber Monday? Sabe o que é? Explicamos tudo neste artigo.
A Cyber Monday surgiu nos Estados Unidos e corresponde à segunda feira a seguir ao fim de semana da ação de graças. Este evento surgiu no meio do ecommerce como resposta à Black Friday, o evento de vendas de descontos e promoções que ocorria no comércio tradicional físico na sexta feira anterior à ação de graças.
Este evento de vendas digitais surgiu em 2005 nos Estados Unidos e era inicialmente utilizado por plataformas de vendas digitais sobretudo no sector da tecnologia. Com a popularização da Black Friday a nível mundial, estes dois eventos foram fundindo-se sendo que agora é comum assistirmos a período promocional que incia-se com a Black Friday e culmina na Cyber Monday ao que chamamos Black weekend.
Faz sentido comunicar na Cyber Monday?
A resposta a esta pergunta depende daquela que é a sua estratégia de vendas. Mas se tem um canal de vendas digital faz todo o sentido não deixar passar em branco a Cyber Monday e criar uma oferta especial para este dia.
Que estratégias poderei aplicar especificamente para a Cyber Monday?
Definiu uma oferta para a Black Friday e não sabe o que definir para a Cyber Monday. Deixamos algumas ideias:
- Selecione um conjunto específico de produtos ou serviços em desconto apenas durante a Cyber Monday.
- Utilize a Cyber Monday como extensão da Black Friday. Ofereça um dia extra de descontos para quem não conseguiu aproveitar a Black Friday.
- Ofereça um desconto adicional. Por exemplo: portes grátis apenas durante as 24 horas da Cyber Monday.