O que mudou no digital no último ano

A Pandemia foi impulsionadora do universo digital. Esta aceleração ocorreu num curto espaço de tempo e afetou as diversas áreas do nosso quotidiano. Do mundo do trabalho ao consumo, passando pela sociedade do geral, são visíveis as alterações profundas no digital.  Neste artigo contamos-lhe o que mudou no digital durante o último ano.

O que mudou no trabalho

  1. Crescimento do trabalho remoto

Um dos efeitos mais imediatos e visíveis nesta digitalização foi o crescimento abrupto do trabalho remoto. O que começou como uma consequência direta do confinamento é uma tendência que veio para ficar. Muitas empresas perceberam o potencial deste modo de trabalho que traz efeitos positivos na produtividade enquanto resultam numa poupança no custo com infra estruturas.

  1. Maior flexibilidade horária

Não só as empresas beneficiaram com a implementação do modelo de trabalho remoto. Do ponto de vista dos trabalhadores, este modelo trouxe impactos positivos no que diz respeito à flexibilidade horária. Não só se assiste a um aumento da qualidade de vida pela redução do tempo investido em deslocações como permite uma gestão e balanceamento mais eficiente  entre a relação trabalho e vida pessoal.

  1. Contratação e gestão de equipas

Mas este novo modelo traz desafios nomeadamente na contratação e gestão de equipas. As necessidades de gestão do dia a dia profissional obrigou à inovação de soluções digitais para melhorar a gestão de equipas e projetos digitais assim como à criação de plataformas para aumentar a proximidade entre as equipas.

  1. Utilização de ferramentas digitais

Também no mundo das ferramentas digitais assistimos a um crescimento tecnológico muito impulsionado pelo crescimento do teletrabalho. Das ferramentas de video chamada às de colaboração, assistimos ao nascimento de novas soluções para melhorar este novo panorama  do trabalho digital.

  1. O aumento dos side projects

A flexibilidade e o tempo livre durante o confinamento levou a um boom de criatividade que levou a que muitos trabalhadores dedicassem parte do seu tempo a transformar hobbies em side projects. As redes sociais são grandes aliadas destes projetos que se desenvolvem no meio digital e acabam por resultar num rendimento adicional para muitos profissionais.

O que mudou no consumo

  1. Crescimento do comércio eletrónico

Um estudo do observatório de tendências revelou que a pandemia foi o principal impulsionador do ecommerce que registou um crescimento de cerca de 57% no último ano.  Um dado muito interessante  e relevante do mesmo estudo está no facto de apenas 16% dos inquiridos demonstrar vontade em volta a comprar nas lojas físicas. Isto muda radicalmente o paradigma e vem uma vez mais forçar a aceleração da digitalização das empresas.

  1. Ascensão dos infoprodutos

Durante o primeiro confinamento uma área que observou um crescimento enorme, na ordem dos 130% foi a área dos infoprodutos. Os consumidores investiram como nunca antes na sua formação através de cursos e formações online. Este tipo de produtos continua a ser tendência e é apontado como um dos melhores investimentos para 2021.

  1. Explosão do streaming

Outra área fortemente impulsionada no último ano  foi o streaming tendo inclusivamente ultrapassado o consumo televisivo em Portugal. Estima-se que o streaming tenha crescido cerca de 43% no último ano. Face a este panorama os canais portugueses começaram a adaptar-se a esta mudança criando as suas próprias plataformas de streaming como é o caso da Opto.

  1. Nova era da inteligência artificial

Foi este ano que se registou o maior investimento de sempre em inteligência artificial. A pressão efetuada pela necessidade das empresas de ferramentas mais versáteis que ajudem nesta digitalização urgente levou à criação de novas soluções com recursos a IA.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.