A Pandemia foi impulsionadora do universo digital. Esta aceleração ocorreu num curto espaço de tempo e afetou as diversas áreas do nosso quotidiano. Do mundo do trabalho ao consumo, passando pela sociedade do geral, são visíveis as alterações profundas no digital. Neste artigo contamos-lhe o que mudou no digital durante o último ano.
O que mudou no trabalho
- Crescimento do trabalho remoto
Um dos efeitos mais imediatos e visíveis nesta digitalização foi o crescimento abrupto do trabalho remoto. O que começou como uma consequência direta do confinamento é uma tendência que veio para ficar. Muitas empresas perceberam o potencial deste modo de trabalho que traz efeitos positivos na produtividade enquanto resultam numa poupança no custo com infra estruturas.
- Maior flexibilidade horária
Não só as empresas beneficiaram com a implementação do modelo de trabalho remoto. Do ponto de vista dos trabalhadores, este modelo trouxe impactos positivos no que diz respeito à flexibilidade horária. Não só se assiste a um aumento da qualidade de vida pela redução do tempo investido em deslocações como permite uma gestão e balanceamento mais eficiente entre a relação trabalho e vida pessoal.
- Contratação e gestão de equipas
Mas este novo modelo traz desafios nomeadamente na contratação e gestão de equipas. As necessidades de gestão do dia a dia profissional obrigou à inovação de soluções digitais para melhorar a gestão de equipas e projetos digitais assim como à criação de plataformas para aumentar a proximidade entre as equipas.
- Utilização de ferramentas digitais
Também no mundo das ferramentas digitais assistimos a um crescimento tecnológico muito impulsionado pelo crescimento do teletrabalho. Das ferramentas de video chamada às de colaboração, assistimos ao nascimento de novas soluções para melhorar este novo panorama do trabalho digital.
- O aumento dos side projects
A flexibilidade e o tempo livre durante o confinamento levou a um boom de criatividade que levou a que muitos trabalhadores dedicassem parte do seu tempo a transformar hobbies em side projects. As redes sociais são grandes aliadas destes projetos que se desenvolvem no meio digital e acabam por resultar num rendimento adicional para muitos profissionais.
O que mudou no consumo
- Crescimento do comércio eletrónico
Um estudo do observatório de tendências revelou que a pandemia foi o principal impulsionador do ecommerce que registou um crescimento de cerca de 57% no último ano. Um dado muito interessante e relevante do mesmo estudo está no facto de apenas 16% dos inquiridos demonstrar vontade em volta a comprar nas lojas físicas. Isto muda radicalmente o paradigma e vem uma vez mais forçar a aceleração da digitalização das empresas.
- Ascensão dos infoprodutos
Durante o primeiro confinamento uma área que observou um crescimento enorme, na ordem dos 130% foi a área dos infoprodutos. Os consumidores investiram como nunca antes na sua formação através de cursos e formações online. Este tipo de produtos continua a ser tendência e é apontado como um dos melhores investimentos para 2021.
- Explosão do streaming
Outra área fortemente impulsionada no último ano foi o streaming tendo inclusivamente ultrapassado o consumo televisivo em Portugal. Estima-se que o streaming tenha crescido cerca de 43% no último ano. Face a este panorama os canais portugueses começaram a adaptar-se a esta mudança criando as suas próprias plataformas de streaming como é o caso da Opto.
- Nova era da inteligência artificial
Foi este ano que se registou o maior investimento de sempre em inteligência artificial. A pressão efetuada pela necessidade das empresas de ferramentas mais versáteis que ajudem nesta digitalização urgente levou à criação de novas soluções com recursos a IA.