Qual foi a última vez que parou para avaliar o posicionamento da sua marca? Tem o seu posicionamento bem definido? Não sabe bem no que consiste o posicionamento de uma marca e qual a sua importância?
Damos algumas dicas sobre como o definir e sobre como o comunicar para criar um verdadeiro diferencial que agrega valor à sua marca e ao seu negócio.
O que vai encontrar neste artigo:
Neste artigo explicamos no que consiste o posicionamento de uma marca e qual a sua importância.
- O que é o posicionamento de uma marca?
- Como definir o posicionamento da sua marca.

O que é o posicionamento de uma marca?
De certo que já se cruzou várias vezes com o termo posicionamento de marca. Mas talvez ainda não tenha compreendido do que se trata e de qual a importância que pode trazer para o seu negócio.
Posicionamento da marca é de uma forma muito simples, a forma como pretende ser visto e reconhecido pelo seu consumidor. Ou seja, não é a forma como os seus consumidores o vêm na realidade mas sim como deseja que a sua marca seja percepcionada pelo público.
O seu posicionamento é o que vai estipular a sua diferenciação face à concorrência e agregar valor à sua marca. Por este motivo, ter um posicionamento definido é essencial não só para o exercício de construção de marca como também para a valorização do seu próprio negócio e diferenciação no mercado em que opera.
Como definir o posicionamento da sua marca
São vários os factores que influenciam o posicionamento da sua marca tais como:
- O público a que se destina
- A dor que os seus produtos ou serviços resolvem
- O seu diferencial face à concorrência
Pensar nestes três fatores é o ponto chave para definir o seu posicionamento que depois deve ser defendido em toda a sua comunicação online e offline. Este posicionamento vai-se refletir na imagem da sua marca, na sua estratégia de pricing e na sua abordagem ao mercado.