A utilização de PALAVRAS-CHAVE é um dos pontos mais relevantes na estratégia de SEO – 𝘰𝘵𝘪𝘮𝘪𝘻𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘴𝘪𝘵𝘦𝘴 𝘰𝘶 𝘣𝘭𝘰𝘨𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘧𝘪𝘲𝘶𝘦𝘮 𝘣𝘦𝘮 𝘱𝘰𝘴𝘪𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘯𝘰𝘴 𝘮𝘰𝘵𝘰𝘳𝘦𝘴 𝘥𝘦 𝘱𝘦𝘴𝘲𝘶𝘪𝘴𝘢.
A forma mais simples de perceber a utilização das palavras-chave é saber que é através delas que o texto será encontrado. Ou seja, se o texto não tiver palavras-chave ou, por outro lado, fizer uma má utilização das mesmas, será apenas um conteúdo desconhecido, perdido na imensidão do Google.
Para evitar que isso aconteça, e conseguir uma otimização, é imprescindível que se incluam palavras-chave em determinados pontos do site. Estes são alguns dos mais importantes:
Meta Descriptions

Pequeno texto que fica por baixo do link do site, nos resultados de pesquisa. Deve ser curto e objetivo, cativando o leitor a querer saber mais sobre o conteúdo. Foque-se na qualidade deste pequeno resumo de texto onde é imprescindível utilizar a palavra-chave. Caso contrário, ao invés de conquistar visitas para o site, poderá correr o risco de as afastar.
URL

Endereço do site que aparece na aba do navegador. Deve ser curto, simples e conter a palavra-chave.
SEO Title

Título a azul que aparece nos resultados de pesquisa, clicável. É expectável que esta seja a primeira coisa que o leitor vê, sendo o elemento que mais chama a atenção nos resultados da procura.
Title Tag

Título que aparece no topo da aba do navegador ao visitar o site. Deve ser simples, relacionado com o tema da página. Embora com pouca informação visível, deve conter a palavra-chave.
Cabeçalhos e Texto

Títulos com mais destaque e no respetivo texto (notícias, artigos, apresentações…). Embora em primeiro lugar esteja a qualidade do conteúdo para o leitor, é certo que a utilização de palavras-chave é absorvida pelo Google como fator de classificação, melhorando o ranking nos resultados do Google. No entanto, é de evitar utilizar palavras-chave em excesso. Utilizá-las com muita frequência, pode parecer manipulação e fazer com que o site seja prejudicado nos resultados de pesquisa.
Nomes das imagens

Nomes com que as imagens são gravadas na página. Isto parece uma coisa pequena, e que não deverá afetar muito as classificações de pesquisa, mas ajudará o Google a encontrar o site em pesquisas por imagens.
Conclusão
Posto isto, lembre-se: o mais importante é considerar a experiência dos visitantes. É neles que se deve pensar em primeiro lugar e depois então nos mecanismos de pesquisa. Só assim obterá os melhores resultados possíveis.