Errar é humano, mas quando se trata de empresas, errar pode ter consequências avassaladoras para o seu negócio. O mundo mudou, no entanto, existem várias empresas que não se atualizaram e como tal, as suas ações de comunicação são ineficazes. Saiba quais são os principais erros na comunicação digital e evite-os hoje mesmo.
1. Não ter uma mensagem clara
Um exemplo clássico deste erro pode encontrar-se em vários sites corporativos, nomeadamente nas seções “sobre nós” e nos “serviços”. Geralmente nestas secções as empresas optam por frases consensuais, generalistas que não trazem nada de novo. O problema acresce quando esta situação passa verificar-se nas comunicações diárias, sejam elas com clientes ou stakeholders.
Todas as mensagens da sua empresa devem ser comunicadas, de forma objetiva, direta e clara. Cada internauta deve compreender de imediato qual é o valor acrescentado do seu negócio e de que forma se destaca da concorrência.
2- Não avaliar a concorrência
Existem várias ferramentas que permitem fazer uma análise detalhada sobre a presença digital dos seus concorrentes. Com esta análise, vai conseguir entender quem são os grandes players do mercado, que estratégias utilizam e quais são os erros que cometeram.
Através desta análise, poderá fazer o seu plano de ação com base nos pontos fortes e fracos da sua concorrência de forma a destacar-se deles.
3- Não conhecer o seu público-alvo
Mais do que um erro no marketing digital, este é um erro no negócio como um todo.
Sabe qual é o perfil, os interesses e os hábitos do seu público-alvo? Conhecer a sua audiência é um dos fatores fundamentais para o sucesso.
Muitas empresas cometem o erro de não fazer uma pesquisa sobre o que os seus clientes esperam e qual o perfil deles, sendo que este é um dos principais fatores que leva a sua estratégia a não gerar leads.
4- Focar-se apenas em redes sociais
As redes sociais têm um poder enorme, no entanto o marketing digital não se aplica apenas a este universo. O site da sua empresa é uma porta de entrada para o seu negócio. É onde o cliente deve encontrar toda a informação e conteúdo que precisa, de forma clara e aprofundada.
O email marketing é outra das estratégias de marketing digital que deve ser tido em consideração. Dele resulta um canal de comunicação essencial para a manutenção de relações com clientes atuais e potenciais, combinando grande alcance, eficácia e personalização e um custo reduzido.
5 – Ignorar as versões mobile
É cada vez mais comum o acesso a internet por dispositivos móveis, sejam eles telemóveis ou tablets. Posto isto, é indispensável que o seu site tenha a versão desktop e a mobile otimizadas.
Desta forma, irá conseguir proporcionar uma experiência melhor ao utilizador e conseguirá alcançar uma maior otimização do seu SEO, o que proporciona resultados mais satisfatórios nos motores de busca como o Google.
6 – Falta de consistência na publicação de conteúdos
Enquanto um site bem desenvolvido e otimizado é o primeiro passo para ganhar autoridade e conquistar leads, produzir conteúdo é o segundo. Combinando os dois, a sua presença online pode tornar-se muito eficaz.
Atualmente, os utilizadores já pagam para não ter que ver publicidade, por isso a produção de conteúdos torna-se a melhor solução para comunicar com o seu público. Dê informações, resolva dores, tire dúvidas e seja consistente nas suas publicações.
7 – Não analisar dados e relatórios de marketing
Não acompanhar os resultados da estratégia que definiu é mais um dos erros mais comuns no marketing digital. A comunicação digital baseia-se muito na monitorização da audiência.
Existem várias plataformas que podem ajudá-lo neste aspeto como o Google Analytics ou o Meta Bussiness Suite. Ambas agregam os dados relativos às suas publicações e disponibiliza várias informações que devem ser interpretadas e estudadas. É essencial analisar os relatórios de marketing para que se possa adaptar e criar novas estratégias.