Personal Brand VS Personal Branding

Personal Brand e Personal Branding são dois termos muito utilizados nos dias de hoje, mas apesar de estarem intrinsecamente ligados não são a mesma coisa e neste artigo vamos esclarecer tudo.

Neste artigo vai aprender:

  1. O que é o Personal brand?
  2. O que é o personal branding?
  3. Personal branding não é marketing

O que é o Personal brand?

Personal Brand nada mais é do que uma marca pessoal, ou seja, é quando a pessoa é a marca. Marcas que assumem não só o nome próprio como a imagem,  algumas características e valores da pessoa que lhe dá nome, são marcas pessoais. Apesar do personal brand ser assente numa pessoa que existe na sua individualidade, não podemos considerar que a marca é quem essa pessoa é, mas sim como o outro a vê. 

“Personal brand é o que dizem de nós quando não estamos na sala.” 

Assim sendo podemos considerar que todos nós temos a nossa personal brand, quer seja em contexto profissional, quer seja nas nossas redes sociais. Ter uma personal brand não depreende que façamos de forma consciente a gestão da mesma, e é aqui que este conceito se cruza com o personal branding. 

O que é o Personal branding?

Personal Branding é a gestão estratégica da marca pessoal, no sentido de construir o posicionamento desejado.  Como referido acima, uma personal brand não reflecte a pessoa na totalidade nem em todas as áreas pelo que, o que o personal branding faz é estudar quais as características, competências e valores que vão ser mais trabalhadas e exploradas na comunicação, identidade e expressão da marca de forma a criar um posicionamento específico e usá-las. 

Quando pensamos em determinados sectores de actividade, sejam eles maquilhagem, desporto ou marcas de luxo é inevitável de imediato pensarmos em pessoas ou marcas para atribuir a tais sectores, a gestão dessa lembrança e ligação na mente do consumidor é gerida através do branding nas marcas corporativas e através do personal branding no caso das marcas pessoais/ personal brands. 

Personal branding não é marketing

Uma ação de marketing não é a mesma coisa do que uma ação de personal branding. O marketing numa visão mais simplista é utilizado para comunicar, informar e dar informação sobre os produtos, serviços ou marca, porém, não é pelo facto de dizermos aos sete ventos o quanto somos bons que o mundo irá acreditar e sentir que nós somos realmente bons. 

O branding por sua vez trabalha a longo prazo na construção de sentimentos e opiniões ao redor da marca. Naturalmente que o marketing é parte do processo de branding, focando na sua grande parte em ações mais específicas e altamente focadas em levar o consumidor à ação, ao passo que, o branding é mais amplo levando o público a sentir.

“O marketing leva o público a agir, o branding leva a público a sentir.”

Uma marca de sucesso tem não só uma excelente estratégia de marketing como um alinhamento perfeito com a sua gestão de marca/branding.

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.