Personal Brand e Personal Branding são dois termos muito utilizados nos dias de hoje, mas apesar de estarem intrinsecamente ligados não são a mesma coisa e neste artigo vamos esclarecer tudo.
Neste artigo vai aprender:
- O que é o Personal brand?
- O que é o personal branding?
- Personal branding não é marketing
O que é o Personal brand?
Personal Brand nada mais é do que uma marca pessoal, ou seja, é quando a pessoa é a marca. Marcas que assumem não só o nome próprio como a imagem, algumas características e valores da pessoa que lhe dá nome, são marcas pessoais. Apesar do personal brand ser assente numa pessoa que existe na sua individualidade, não podemos considerar que a marca é quem essa pessoa é, mas sim como o outro a vê.
“Personal brand é o que dizem de nós quando não estamos na sala.”
Assim sendo podemos considerar que todos nós temos a nossa personal brand, quer seja em contexto profissional, quer seja nas nossas redes sociais. Ter uma personal brand não depreende que façamos de forma consciente a gestão da mesma, e é aqui que este conceito se cruza com o personal branding.
O que é o Personal branding?
Personal Branding é a gestão estratégica da marca pessoal, no sentido de construir o posicionamento desejado. Como referido acima, uma personal brand não reflecte a pessoa na totalidade nem em todas as áreas pelo que, o que o personal branding faz é estudar quais as características, competências e valores que vão ser mais trabalhadas e exploradas na comunicação, identidade e expressão da marca de forma a criar um posicionamento específico e usá-las.
Quando pensamos em determinados sectores de actividade, sejam eles maquilhagem, desporto ou marcas de luxo é inevitável de imediato pensarmos em pessoas ou marcas para atribuir a tais sectores, a gestão dessa lembrança e ligação na mente do consumidor é gerida através do branding nas marcas corporativas e através do personal branding no caso das marcas pessoais/ personal brands.
Personal branding não é marketing
Uma ação de marketing não é a mesma coisa do que uma ação de personal branding. O marketing numa visão mais simplista é utilizado para comunicar, informar e dar informação sobre os produtos, serviços ou marca, porém, não é pelo facto de dizermos aos sete ventos o quanto somos bons que o mundo irá acreditar e sentir que nós somos realmente bons.
O branding por sua vez trabalha a longo prazo na construção de sentimentos e opiniões ao redor da marca. Naturalmente que o marketing é parte do processo de branding, focando na sua grande parte em ações mais específicas e altamente focadas em levar o consumidor à ação, ao passo que, o branding é mais amplo levando o público a sentir.
“O marketing leva o público a agir, o branding leva a público a sentir.”
Uma marca de sucesso tem não só uma excelente estratégia de marketing como um alinhamento perfeito com a sua gestão de marca/branding.