Podcasts: afinal são um bom canal de comunicação?

Sabia que em 2020 o número de podcasts triplicou? Este formato tem vindo a ganhar destaque nos últimos anos e hoje já é bastante valorizado pelos consumidores. Mas será que são um bom canal de comunicação para as marcas?

Neste artigo explicamos tudo sobre os podcasts e de que forma poderá tirar partido deste formato para a sua marca:

  1. O que é um podcast
  2. Que tipos de podcasts existem
  3. Como sei se o podcast é um bom canal de comunicação para a minha marca?
podcasts

O que é um podcast

O Podcast é um conteúdo em formato áudio que é distribuído em episódios em plataformas online. Podem surgir no formato entrevista ou então ser simplesmente uma gravação de um interlocutor individual sobre um determinado tema.

Hoje em dia já existem plataformas especializadas em podcasts que permitem que os utilizadores consumam os podcasts offline sem necessidade de recurso à internet.

Que tipos de podcasts existem?

Entrevista: o formato entrevista é o mais comum em podcast. Este formato depreende uma conversa com um convidado onde o entrevistador serve como moderador da conversa.

Painel: O formato em painel junta um grupo de pessoas que discutem determinado assunto. É interessante porque normalmente mostra um conjunto de opiniões diversificadas sobre o assunto em debate.

Individual: no formato individual o orador é a única voz do podcast. Normalmente consiste numa reflexão sobre determinado assunto ou na partilha de uma história.

Informativo: neste formato o podcast pretende ter um tom mais informacional e instrutivo. Pode abordar assuntos da atualidade como notícias.

Como sei se o podcast é um bom canal de comunicação para a minha marca?

O primeiro ponto a ter em conta se este canal será adequado à sua marca é perceber se o seu público tem interesse ou já é consumidor deste tipo de formato. 

Depois é necessário perceber se o tema que o seu negócio aborda se adequa a alguma das metodologias utilizadas neste formato. Aborda temas atuais e de relevância? Lida com participantes cuja intervenção vai ser uma mais valia para o seu público alvo? Estas são algumas das questões a que deve responder.

Por fim, é um bom orador ou tem alguém na sua equipa com facilidade de comunicação que o possa ajudar a criar este conteúdo? Por ser um formato áudio obriga a que o orador tenha capacidade de atrair e cativar quem o ouve.

Se analisando este pontos acredita que o podcast é o canal de comunicação indicado para a sua marca, então é hora de pôr mãos à obra e começar a criar este conteúdo!

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