Influenciadores digitais, digital influencers, embaixadores… de certo que já de que já se cruzou com alguns destes termos e outros semelhantes. De facto ser digital influencer é uma das novas profissões do nosso século e que têm revelado ter um papel fundamental para a performance das marcas. Ainda não compreender porquê? Neste artigo explicamos um pouco melhor o que é isto dos influenciadores digitais e porque precisa de os incluir na sua estratégia de marketing.
Neste artigo vai aprender:
- O que é um influenciador digital
- Porquê que fazer parcerias com influenciadores é tão importante?

O que é um influenciador digital
Inicialmente estes influenciadores eram comummente associados a figuras públicas ou celebridades que para além da sua área profissional desempenhavam um papel ativo através das redes sociais. No entanto, para de ser influenciador digital não é obrigatoriamente necessário ser uma figura pública nem ter centenas de milhares de seguidores. Eles atuam nas mais diversas áreas e usam a sua influência para construir opiniões e influenciar os seus seguidores.
Os influenciadores digitais surgem muitas vezes como especialistas de algum nicho onde construíram uma audiência ou comunidade de seguidores com interesses semelhantes. Atuam nas diversas redes sociais e o seu principal papel é a criação de conteúdo, sendo por isso também muitas vezes denominados como produtores de conteúdo.
Porquê que fazer parcerias com influenciadores é tão importante?
Como referimos os influenciadores digitais funcionam como líderes de opinião nas mais diversas áreas demonstrando uma enorme capacidade de mobilização. Por este motivo são parceiros muito relevantes e importantes para as marcas.
Os influenciadores digitais conhecem muito bem a sua comunidade com quem têm interação diária, e por isso conseguem passar a sua mensagem de forma natural e autêntica. Conseguem ajudar a formar opiniões e acelerar o processo de decisão de compra. Como atuam em nichos específicos facilita a segmentação e permite que as marcas façam uma seleção do influenciador ideal para falar sobre os seus produtos. Isto significa que é possível encontrar um influenciador que não só tenha uma audiência alinhada com o seu target como que se reveja nos valores da sua marca.
Outra vantagem destas parcerias está relacionada com a capacidade de medir resultados. Como estes influenciadores utilizam os canais digitais é possível medir os resultados e obter a informação real sobre o retorno dos resultados.