Qual é o verdadeiro valor do marketing de conteúdo

Se tem utilizado as redes sociais como canal de comunicação para a sua marca já se deve ter cruzado com o termo Marketing de conteúdo. Mas afinal qual é o verdadeiro valor do marketing de conteúdo?

Esta técnica que é hoje em dia uma das mais valiosas para o marketing digital é na verdade a principal impulsionadora de resultados, gerando inclusivamente um retorno bastante significativo. Partilhar conteúdo já não chega. É preciso construir uma estratégia para garantir que esse conteúdo seja realmente valioso. 

Neste artigo explicamos:

  1. O que é o marketing de conteúdo
  2. O que se ganha com o marketing de conteúdo

O que é o marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como principal foco criar engagement com o público-alvo através da criação de conteúdo que gera valor para o público.

Cada vez mais, os utilizadores de internet no geral, são mais seletivos e críticos em relação ao conteúdo que consomem. Se antigamente as estratégias da maioria das empresas focava-se na comunicação orientada à venda dos produtos e serviços, agora o desafio é construir essa comunicação de forma a que gere algum benefício a quem a consome. A venda passa a ser apenas a última fase do processo, que como um namoro tem de ser alimentado e nutrido até chegar à conversão.

Assim, o marketing de conteúdo ganha uma posição de destaque, não só na comunicação da marca, mas também na angariação de leads e na nutrição das mesmas até que esteja concluído o processo de venda.

O que se ganha com o marketing de conteúdo

Aceitando que o conteúdo pode realmente acrescentar valor, como é que as empresas podem medir e avaliar este valor. Afinal o que é que se ganha com o marketing de conteúdo?

Um dos resultados mais visíveis e facilmente avaliáveis é o aumento de tráfego no site. Um estudo da Content trends mostrou que 87% dos utilizadores efetua pesquisas nos motores de busca para se informar antes de realizar uma compra. Assim sendo, os seu site, blog ou outra plataforma de comunicação digital vai ser sempre a porta de entrada para o seu negócio. Para garantir que aparece e está bem colocado nestas pesquisas, produzir conteúdo relevante é essencial para a performance do seu negócio.

Para além do tráfego, aplicar estratégias de marketing de conteúdo vai ajudar na criação de notoriedade da sua marca. Vai ser a porta de entrada para que novos utilizadores entrem em contacto consigo, consumam o seu conteúdo, partilhem e recomendem. No fim de contas, alguém que o siga de forma atenta terá maior propensão a adquirir o seu produto ou serviço.

Numa fase mais avançada do funil de conversão. Ao trabalhar o seu marketing de conteúdo vai também verificar um aumento de leads angariadas e de conversão em vendas. Se por um lado a oferta de conteúdo é sempre um forte mecanismo de angariação de leads, por outro, esta oferta contínua quando estruturada tem um papel fundamental na nutrição da lead até que esta se converta em vendas.

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