Depois de meio Portugal ter parado para assistir à polémica conversa no Big Brother famosos dos pelos da Marie, quando vi a publicidade para o versão de 2022 da Veet pensei: muito bem apanhado, mas espera lá, a marca esteve sempre a criar publicidade a incentivar a depilação antes da praia, da piscina, despacha-te com as amigas em 2 segundos e meio e agora faz isto? Então é forçado…
Errado!
Não era, e a Veet saiu-se muito bem.
Vejamos a publicidade lançada em 2022 pela marca:
Um claro manifesto de aceitação, um incentivo a fazermos e termos aquilo que nos faz sentir bem numa clara assunção ao conceito de que ser belo é estar confortável no próprio corpo. A Veet conseguiu de forma muito natural passar a mensagem e apresentar os seus produtos:
Não queres ter pelos? Tudo bem, podes removê-los.
Só não os queres ter visíveis? Tudo bem, podes clareá-los.
Queres manter? Tudo bem na mesma, a decisão é tua.
Simples, sem falsas bandeiras e diretos ao ponto.
Mas a chapada de luva branca não veio com a simplicidade da mensagem de 2022, veio quando fui retroceder na comunicação da marca e percebi que esta mudança de comunicação já estava a ser feita ainda que mais discretamente, nos anos anteriores. Ora vejamos a campanha de 2019:
Os primeiros segundos começam ainda que timidamente com uma alusão à decisão de ter ou não pelos, “Deixa ou depila com cera”, que viria a ser o grande destaque em 2022.
E o grande mote da campanha estava em encontrar a melhor opção, para qualquer zona da cabeça aos pés. Aqui a Veet já largava as ideias pré concebidas sobre como, quando e onde depilar que víamos no passado. E começava a levantar o véu para a liberdade que tem vindo a explorar nos últimos anos.
Infelizmente não encontrei as campanhas pré-2019 em Portugal, todos os vídeos foram removidos, arrisco-me a especular que precisamente por esta mudança de posicionamento. Sendo ou não, acho que a Veet é um claro exemplo de levar um conceito a sério, não se aproveitar das modinhas a cada ano, nem viver de incoerências. Toda a comunicação está a levar-nos a uma linha de pensamento da liberdade de decidir, do novo conceito de beleza e toda a comunicação anterior que poderia ser contraditória foi removida.
Assim sim, dá gosto veert!