Se eu fosse uma marca seria…

Que marca seria se eu fosse uma marca

Quem acompanha regularmente os artigos sabe que em pleno agosto eu continuo a ser a única pessoa que não está de férias, por isso, e em minha homenagem este artigo é sobre mim, a única pessoa que está a trabalhar em Portugal! Mas não desistas já de ler, porque também vai ser sobre ti, afinal, deves ser a única pessoa que estando de férias está a ler este artigo.

Vamos lá a isso que o teu horário de digestão deve estar a terminar e não te quero roubar uns belos mergulhos na piscina.

Há marcas que nos marcam mais do que outras, normalmente são aquelas que refletem os nossos valores. Este artigo ia começar logo pela marca, mas depois pensei, porque raio vou falar sobre isto? E a verdade é que vou porque se eu fosse uma marca eu seria esta. Por muito que goste de dizer que me vejo num misto de uma YSL (clássica) com um estudante de belas artes (disruptivo), a verdade é que se há palavra, modéstia à parte, que me define é – diferente.

Ser diferente é algo de que não abdico e que marcou toda a minha vida. Olhando para trás, a marca que sempre elogiei e que dou como case a todos os meus alunos tem como principal mote esse mesmo. Apesar de ter mais 39 anos do que eu, a marca em questão é uma ode a mantermo-nos originais, e identifico-me a 100%. Vivi o meu secundário a ler os manifestos e a pensar que aquilo era sobre mim e hoje, continuo a admirar a forma como comunicam e a identificar-me.

Para os mais distraídos, estou a falar evidentemente da Sumol, a marca que que nos incentiva a sair das caixas e do normativa para a qual a sociedade nos empurra e sermos nós.

A campanha de 2011:

Mote: Mantêm-te original

Marca Sumol

Com um manifesto incrível que recomendo vivamente a leitura:

Um dia, o mais provável é tornares-te um chato, deixares de sair à noite e começares a levar-te demasiado a sério. Nesse dia, vais começar a vestir cinzento e bege, pedir para baixar o volume da música e deixar a tua guitarra a apanhar pó. Vais tornar-te politicamente correcto, socialmente evoluído, economicamente consciente. Vais achar que tens de ir para onde toda a gente vai e assumir que tens de usar fato e gravata todos os dias. Nesse dia, vais deixar de beijar em público, as tuas viagens serão mais vezes no sofá e dormirás menos ao relento. É oficial. Vais entrar na idade do chinelo e deixar de ser quem foste até então. Vais deixar de te sentar ao colo dos amigos e vais esquecer-te de como se faz um quantos-queres ou um barco de papel. Vais ficar nervosinho se não trocares de carro de quatro em quatro anos e desatinar se o hotel onde estiveres não te der toalhas para o teu macio e hidratado rosto. Vais tornar-te muito crescido e começar a preocupar-te com tudo e com nada e a não fazer nada porque ‘vai-se andando’ e a vida é mesmo assim. Vais dizer não mais vezes, vais ter mais medo, vais achar que não podes, que não deves, que tens vergonha. Vais ser mais triste. Nesse dia o mais provável é que também deixes de beber refrigerantes. Aqui fica uma ideia: quando esse dia chegar, não lhe fales MANTÉM-TE ORIGINAL

Em 2019, a Sumol lança:

Mote: Somos todos edição limitada.

Marca Sumol

Segundo Bruno Oliveira, Brand Manager Sumol, “Estamos a reforçar o posicionamento que assumimos. Não temos vergonha nenhuma de sermos nós próprios e sem complexos, queremos transmitir isso mesmo, em especial aos jovens: vivam de forma livre e descomplexada, vivam de forma autêntica. No final do dia, somos todos edição limitada”.

E é por isto que se eu fosse uma marca, seria a SUMOL!

Tem valores bem alinhados, sabe comunicar a mensagem e criou um verdadeiro movimento. 

À parte das campanhas mais tradicionalistas a Sumol sabe utilizar os vários pontos de comunicação para passar a mensagem:

  1. Criou um festival – Sumol Summer Fest
  2. Apoia jovens com bolsas de estudo na área da criatividade
  3. Promove a arte da comunidade no festival


E mais do que isso, tem uma comunicação centrada na comunidade e nos embaixadores, passando inspiração mas mais importante do que isso, realidade e originalidade. Normaliza a diferença ao mesmo que tempo que a valoriza.

Os embaixadores da Sumol são mais do que muitos e todos eles cuidadosamente selecionados, pessoas fora da caixa que tiveram a coragem de simplesmente ser que são. As comunicação da Sumol inspiram-nos não com pessoas felizes de bikini a beber Sumol, mas com pessoas reais e originais que partilham a sua visão Sumol. 

Marca Sumol

Recomendo que vejam, sigam e que se deixam levar pelo movimento:

https://www.instagram.com/sumol/

Afinal, o mundo está cheio de pessoas falsamente iguais. Não sejas mais uma, mantém-te original.

WAITTTT… não vás já! Disse que isto ia ser sobre ti, pois bem, quero que partilhes comigo, se tu fosses uma marca, qual serias? 

Partilhe Este Artigo:

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Deixe O Seu Comentário

Artigos Relacionados:

Produtividade

Distrações que impedem a produtividade e como as evitar

A realidade é que o nosso dia de trabalho é um campo minado de distrações. Seja por infindáveis notificações de e-mail, colegas tagarelas ou tentações que espreitam a cada esquina, a produtividade fica em cheque e a sensação de que se poderia ter feito mais é uma constante.

Receba Conteúdos Exclusivos

Receba Semanalmente s melhores conteúdos sobre marketing, vendas, web e empreendedorismo.